Luziel Barbosa, um dos cinco réus envolvidos no massacre do presídio de Altamira, no sudoeste do Pará, foi condenado a mais de 396 anos de prisão em regime fechado. A sentença foi proferida após dois dias de julgamento no Tribunal do Júri da 3ª Vara, em Belém, pelo juiz Cláudio Hernandes Silva Lima. Barbosa, considerado responsável por 58 das 62 mortes ocorridas no Centro de Recuperação Regional de Altamira em 2019, recebeu uma pena total de 396 anos e 10 meses de reclusão, além de 4 anos de detenção e 1.380 dias de multa. Embora o julgamento estivesse inicialmente agendado para ocorrer em Altamira, foi transferido para Belém por questões de segurança.
No total, foram ouvidas nove testemunhas apresentadas pela promotoria de justiça e outras nove pela defesa. Durante o julgamento, houve desistência de algumas testemunhas: uma pelo Ministério Público e três pela defesa do réu.
O julgamento de Luziel, que está detido em um presídio federal em Porto Velho, foi realizado de maneira remota por videoconferência. No segundo dia de audiência, o réu optou por permanecer em silêncio durante parte do depoimento.
Mín. 22° Máx. 39°