Quarta, 30 de Setembro de 2020 12:31
93 991516680
Pará Homenagens

Voluntários ganham homenagens de Hospital em Marabá

Em ação realizada nesta sexta-feira (28/8), unidade ressalta o importante papel da solidariedade no ambiente hospitalar

31/08/2020 18h15
150
Por: Redação Xingu 230 Fonte: ASCOM PRÓ SAÚDE
O Cabeleirero Raimundo Nonato é homenageado com mudas de plantas pelo HRSP
O Cabeleirero Raimundo Nonato é homenageado com mudas de plantas pelo HRSP

Nesta sexta-feira, 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntário, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, homenageou o importante papel desses agentes da solidariedade no ambiente hospitalar.

Durante a tarde desta sexta, o HRSP entregou mudas de árvores aos 25 voluntários que atuam na unidade como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido a favor dos pacientes e também dos profissionais de saúde.

As mudas foram enviadas para as residências de cada voluntário, entre eles o músico Luiz Hamilton Santana, de 52 anos, que há um ano conta com o projeto que leva canções religiosas para o HRSP, com o intuito de promover paz, conforto emocional e esperança aos pacientes, acompanhantes e profissionais.

Durante a pandemia, o trabalho voluntário foi interrompido na unidade como uma medida de segurança. No entanto, essa iniciativa pode voltar em breve e beneficiar novamente todos os envolvidos, já que os voluntários também se sentem felizes em podem ajudar outras pessoas.

É o que ressalta o músico, membro da Pastoral da Saúde no Hospital Regional do Sudeste do Pará. "Fiquei muito feliz com essa homenagem, receber o carinho e a gratidão das pessoas que ajudamos alimenta minha alma e me motiva a continuar nessa jornada de servir ao próximo. Realizar trabalho voluntário é libertador, enxergo a vida com outros olhos agora", comenta Luiz Hamilton.

13 anos de trabalho voluntário

Para o cabeleireiro Raimundo Nonato, voluntário há 13 anos no HRSP, ser solidário ao próximo é um ato de amor, respeito e compaixão ao próximo.

A estimativa é que desde o início do seu trabalho voluntário no hospital, mais de dois mil cortes de cabelo já tenham sido realizados nos pacientes da unidade. Esse trabalho favorece a autoestima dos enfermos.

"É um trabalho muito gratificante poder ajudar a cuidar da aparência dessas pessoas, que estão passando por um momento tão delicado, internadas em um hospital. Fiquei muito feliz por ter sido lembrado pelo HRSP, pois tudo o que já realizei de voluntariado a vida me deu em dobro, é uma experiência que recomendo a todos", ressaltou.

Raimundo ainda conta que ser voluntário no HRSP mudou a sua vida, pois “entre um corte e outro, conheceu histórias de superação de pacientes que o estimulou a trilhar desde então o caminho de fazer o bem”.

O retorno ao trabalho voluntário

O Programa de Voluntariado do Hospital Regional do Sudeste do Pará está suspenso temporariamente devido a pandemia. A medida teve como objetivo proteger os voluntários, muitos deles dos quais fazem parte do grupo de risco para a Covid-19.

O trabalho voluntário será realizado de forma gradativa, com a finalidade de garantir o atendimento espiritual dos pacientes. A Pró-Saúde, responsável pelo gerenciamento do HRSP, criou um ebook com informações importantes para os voluntários sobre como realizar, com segurança, as ações religiosas em unidades de saúde.

Os interessados em baixar o ebook e participar do programa de voluntariado, podem obter informações através do site www.prosaude.org.br.

O HRSP é uma unidade do Governo do Pará, gerenciado desde 2006 pela instituição filantrópica. O hospital presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para 22 municípios.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Altamira - PA
Atualizado às 12h19 - Fonte: Climatempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 35°

33° Sensação
14.6 km/h Vento
52% Umidade do ar
90% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio