
A Carreta da Saúde da Mulher começa a atender nesta sexta-feira (9), em Altamira. A unidade móvel ficará instalada no estacionamento do Centro de Convenções e atenderá pacientes do município e de cidades vizinhas durante 30 dias.
A capacidade estimada é de aproximadamente 120 procedimentos por dia. A ação busca ampliar a oferta de exames e avaliações especializadas pelo Sistema Único de Saúde, principalmente para prevenção e diagnóstico dos cânceres de mama e do colo do útero.
A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas e é realizada por meio de parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Altamira (Sesma).
Durante a permanência da carreta em Altamira, serão oferecidos atendimentos voltados à avaliação diagnóstica em ginecologia e à investigação de alterações relacionadas à saúde da mulher.
Entre os serviços previstos estão:
A proposta é concentrar consultas e exames em uma mesma estratégia de atendimento, facilitando o avanço das pacientes pelas diferentes etapas necessárias para confirmar ou descartar possíveis alterações.
A Prefeitura esclarece que a Carreta da Saúde da Mulher não atenderá por livre demanda. Isso significa que não será necessário procurar diretamente a unidade móvel para solicitar atendimento ou realizar cadastro.
Serão atendidas mulheres que já estão inseridas no sistema de regulação de Altamira e dos municípios vizinhos. O encaminhamento e o agendamento serão realizados pela rede pública de saúde, conforme a fila e as demandas existentes no sistema.
A unidade funcionará das 8h às 12h e das 14h às 17h. A previsão é que permaneça no município até o início de novembro.
Início: sexta-feira, 9 de outubro de 2026
Local: estacionamento do Centro de Convenções de Altamira
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento: exclusivamente por encaminhamento e agendamento da regulação
Duração: 30 dias
As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Altamira.