O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou, no sudoeste do Pará, um plano inovador na Estação Ecológica da Terra do Meio. A iniciativa permite que os moradores retirem voluntariamente o gado de ocupações nas vicinais Leão e Transiriri, com rastreabilidade garantida pela Guia de Trânsito Animal (GTA). A ação ocorrerá entre 1º de abril e 31 de julho de 2025.
O objetivo principal é mitigar os impactos da pecuária ilegal na unidade de conservação, ao mesmo tempo que respeita as necessidades das famílias residentes, dentro dos limites legais. Apesar disso, os ocupantes poderão responder por infrações ambientais já cometidas.
De acordo com a chefe da estação, Nádia Cardoso, o plano alia benefícios socioambientais, promovendo a regeneração da vegetação nativa e sendo modelo potencial para outras regiões com conflitos fundiários semelhantes.
A Estação Ecológica Terra do Meio, gerida pelo ICMBio, é uma área de preservação federal onde a ocupação humana e a criação de gado são proibidas por lei. A região enfrenta desafios como garimpo ilegal e desmatamento. O novo plano busca reduzir esses impactos, mantendo o equilíbrio entre a proteção ambiental e as condições de vida das famílias.
Informações: Jornal Folha do Progresso.
Mín. 22° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 30°
Chuva