A fumaça gerada pelos incêndios no Pará forçou um pouso emergencial da aeronave do governador Helder Barbalho (MDB) na noite de quarta-feira (18), na região nordeste do estado. A informação foi compartilhada pelo próprio governador em um vídeo.
Helder Barbalho contou que, após participar de uma inauguração em Irituia, a visibilidade foi comprometida pela fumaça, levando à necessidade de pousar em Santa Maria do Pará.
Vale lembrar que, há menos de um mês, um avião particular do governador também precisou realizar um pouso de emergência, mas devido a falhas mecânicas.
Devido a esse incidente, Helder Barbalho não pôde comparecer à inauguração de uma obra em São Caetano de Odivelas, que estava prevista para a mesma noite. No vídeo, ele pediu desculpas à população e anunciou que a inauguração será remarcada, mas não forneceu detalhes sobre a situação da fumaça na região.
Incêndios na Amazônia
Em resposta às secas e incêndios, o Pará declarou situação de emergência ambiental na noite de terça-feira (17). O Exército foi mobilizado para ajudar no combate às chamas.
Na quarta-feira (18), o Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o uso da Força Nacional em ações de combate aos incêndios florestais em municípios de seis estados da Amazônia Legal: além do Pará, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Roraima.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, alertou que quase 60% do país enfrenta risco direto de incêndios devido ao "terrorismo climático".
Mín. 22° Máx. 39°