Em Altamira, no sudoeste do Pará, criminosos estão abordando clientes de advogados e exigindo taxas para acelerar processos. O advogado Heverton Tavares, Presidente da Comissão de Direito Previdenciário, emitiu um alerta após dezenas de pessoas terem sido abordadas por indivíduos que se apresentam como advogados e possuem informações como números de processos e dados pessoais.
Em alguns registros de tela divulgados pelo advogado e enviados por vítimas dos golpistas, é possível confirmar que os dados são autênticos: a vítima abordada realmente é cliente de um escritório de advocacia e possui um processo previdenciário em andamento. No entanto, os valores mencionados pelos criminosos são falsos, criados apenas para atrair a atenção de quem está do outro lado da linha, ansioso por uma resposta da justiça.
Um dos golpistas utilizou uma foto do advogado encontrada nas redes sociais e, com um número de telefone, criou uma conta em um aplicativo de mensagens. Dessa forma, conseguiu abordar as vítimas com maior facilidade, passando uma falsa impressão de seriedade.
Para evitar que mais pessoas sejam vítimas desses golpes, o advogado está alertando o público e pedindo cautela sempre que receber ligações solicitando dados ou fazendo cobranças em nome de terceiros.
Mín. 22° Máx. 38°