Nesta quarta-feira (26), a Polícia Federal deflagrou em Santarém, oeste do Pará, a Operação Surtur. Esta operação tem como objetivo combater o desmatamento criminoso que abrange mais de 15 mil hectares na zona rural do município de Castelo dos Sonhos, localizado na Amazônia Legal.
De acordo com a PF, a operação resultou no cumprimento de 8 mandados de busca e apreensão nos municípios de Novo Progresso, Castelo dos Sonhos e Sinop, no estado do Mato Grosso. Nesse sentido, foram feitas ordens de sequestro de bens no valor acima de 630 milhões de reais, todos expedidos pela Justiça Federal de Itaituba, contra diversos suspeitos envolvidos nos crimes investigados.
No decorrer das investigações, a PF identificou que várias fazendas contíguas, registradas em nome de diferentes pessoas, sofreram desmatamento intenso. Essa ação em bloco sugere uma decisão conjunta entre os posseiros das áreas, dada a dimensão e a rapidez com que o desmatamento foi realizado, de acordo com a PF.
Parte considerável da área desmatada ilegalmente foi posteriormente queimada, o que deu nome à operação. "Surtur" é um gigante de fogo na mitologia nórdica, simbolizando a devastação causada pelo fogo após o desmatamento.
Mín. 21° Máx. 31°