Domingo, 24 de Janeiro de 2021 05:35
93 991516680
Pará Qualificação

Estado firma parceria para qualificação profissional de pessoas com autismo

A parceria é com com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

26/11/2020 14h01
85
Por: Redação Xingu 230 Fonte: Agência Pará

Uma parceria do governo estadual com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) possibilitará qualificação profissional a jovens e adultos com autismo, a partir de 2021.

Desde que foi assinada a lei nº 9.6061/2020, em maio deste ano, diversas ações foram desenvolvidas. “A política tem sido reconhecida por diversos estados como uma lei modelo, porque traz no bojo instrumentos de execução, que já iniciamos. Entre eles, a primeira edição do curso ‘Capacitar para Incluir, um Olhar sobre o Autismo’, em parceria com  a EGPA (Escola de Governança Pública do Estado do Pará). A capacitação está em andamento para sete municípios e já estamos programando a segunda edição para outros sete”, afirmou a coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho.

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) foi outra conquista. “É importante ressaltar que além de facilitar a identificação, o cadastro dela servirá como a primeira base de dados sobre o autismo no Estado do Pará. Nós já temos uma média de 3 mil cadastros e devemos entregar os primeiros 500 documentos ainda este ano”, informou a coordenadora.

O Governo do Estado também trabalha na ampliação e readequação do atendimento do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR). A proposta é implantar o  núcleo de atendimento ao transtorno do espectro autista (Natea), com 11 serviços oferecidos a partir de protocolos baseados em evidências científicas.

O projeto original do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea) voltado exclusivamente para crianças, passou por readequação, com vistas em ampliar o espaço físico previsto e reservar uma área também para jovens e adultos. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 05h23 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 31°

23° Sensação
9.5 km/h Vento
81.4% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio