Sábado, 23 de Janeiro de 2021 05:39
93 991516680
Cidades Doação de sangue

Na Semana Nacional da Doação de Sangue, Hospital Regional de Marabá mobiliza colaboradores

Em 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue; caravanas da unidade visam aumentar o número de doações, em queda em todo o país por conta da pandemia

24/11/2020 17h53
177
Por: Redação Xingu 230
Na Semana Nacional da Doação de Sangue, Hospital Regional de Marabá mobiliza colaboradores

O Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), realiza, de 24 à 27 novembro, a 2º edição do projeto "Caravana Solidária", para estimular os colaboradores da instituição a doarem sangue voluntariamente na Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

A iniciativa da unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde em Marabá (PA), busca contribuir para o abastecimento dos estoques de sangue no Estado que, assim como a maioria dos hemocentros do país, estão enfrentando dificuldades em decorrência da queda nas doações de sangue durante a pandemia.

A organização da caravana conta com o apoio da Pastoral da Saúde, setor de Humanização da unidade, e do grupo de mobilização de doadores “Amigos de Sangue”, composto por colaboradores do HRSP.

Segundo Flavia Fernandes, analista de humanização da unidade, devido à Covid-19, as tradicionais campanhas de doação de sangue do Hospital Regional do Sudeste do Pará foram substituídas por caravanas, que levaram os colaboradores até o Hemopa para fazer a sua doação.

"Devido a pandemia, a caravana é realizada em pequenos grupos, obedecendo todas as recomendações dos órgãos de saúde. O HRSP leva os colaboradores até o Hemopa, proporcionando assim, que vidas sejam salvas com essas doações", explica a analista.

Seja um doador

Nesta quarta-feira (25), é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, data criada com objetivo de agradecer aos doadores pelo ato de amor ao próximo, e para sensibilizar a população sobre a relevância da doação.

Dados do Ministério da Saúde apontam que menos de 2% da população brasileira é doadora de sangue. "Muitos brasileiros ainda têm receio de realizar a doação de sangue, principalmente por falta de informação. Por isso, é necessário conscientizar a sociedade e fazer campanhas sobre o tema", ressalta Gustavo Ramos, Biomédico da Agência Transfusional do HRSP. “É importante saber também que cada bolsa coletada pode salvar, salvar até quatro vidas”, complementa o profissional.

Para doar sangue, é necessário preencher alguns requisitos básicos:

  • Idade: entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado antes dessa idade; menores de 18 precisam estar acompanhados de responsáveis ou com formulário de autorização);
  • Peso: mínimo de 50 kg;
  • Repouso: ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Alimentação: evitar jejum e alimentos gordurosos nas últimas horas; em casos de refeições fartas no almoço ou jantar, doar após 3 horas;
  • Bebidas: não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Exercícios: não ter praticado exercícios físicos exagerados nas últimas 24 horas.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é uma unidade do governo do Estado que presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas no Pará.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Altamira - PA
Atualizado às 05h38 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 33°

21° Sensação
6.9 km/h Vento
91.6% Umidade do ar
83% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio