Quinta, 03 de Dezembro de 2020 23:26
93 991516680
Pará Pará

Polícia Civil cria comissão especial para investigar crimes de violência política no Pará

ONGs apontam que o Pará está entre os estados mais violentos durante pleito eleitoral.

28/10/2020 16h19
50
Por: Redação Xingu 230 Fonte: G1 Pará
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Pará criou uma comissão especial para investigar crimes envolvendo candidatos a vereador e prefeituras de municípios do estado, durante o pleito eleitoral 2020. A comissão temporária é composta por sete delegados.

De acordo com levantamento das ONGs Justiça Global e Terras dos Direitos, que mapeia a violência política no país, o Pará está entre os estados que mais possuem casos de violência contra políticos durante o período eleitoral. O estudo analisou casos registrados de janeiro de 2016 a 1º de setembro de 2020.

"A eleição funciona como um disparador da violência política, ela acaba acentuando os episódios de violência, e no caso do estado do Pará, você vê transferido a disputa de ocupar o poder pela eleição, os conflitos que já são latentes no território", disse a coordenadora da ONG Terra dos Direitos, Élida Lauris.

No dia 7 de outubro, o candidato à prefeitura de Dom Eliseu, sudeste do Pará, Adriano Sousa Magalhães (Solidariedade), foi morto a tiros enquanto estava em um restaurante do município, localizado às margens da BR-010. A Polícia Civil informou que investiga o caso.

O candidato à prefeitura de Parauapebas pelo PRTB, Júlio César, se recupera de um atentado em que foi baleado no tórax enquanto voltava de um compromisso de campanha em um carro. Na estrada, o carro em que o candidato estava foi abordado por uma caminhonete, em que estavam homens armados e de máscara.

"Hoje nós estamos todos assustados, com medo porque não sabemos quem fez, quem mandou fazer e não temos tranquilidade de sair na rua", disse Júlio César.

Na madrugada da última sexta (23), a candidata à vice-prefeitura de Belém, Patrícia Queiroz, teve a casa alvejada por tiros, no bairro da Marambaia, na capital paraense. O quarto do filho da candidata foi atingido, mas ninguém ficou ferido.

A Polícia Civil informou que investiga o desaparecimento de Cícero José Rodrigues de Souza, de 42 anos, candidato à vereador de Redenção, no sul do Pará, que está desaparecido desde o dia 20 de outubro.

Segundo a Polícia, os casos ainda estão sendo investigados. Nenhum suspeito de envolvimento nos crimes foi preso até então.

Entre os anos de 2016 e 2017, três prefeitos foram executados em municípios do Pará, segundo o levantamento. O estudo analisou ainda que cidades do interior são palco de mais de 80% dos crimes no Brasil. Nenhum dos atentados registrados no pleito eleitoral de 2020 entrou para estatística do estudo das ONGS.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup) informou que as ações de prevenção e policiamento já ocorrem no interior do estado e que os homicídios reduziram 18% de janeiro a outubro deste ano.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 23h09 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 33°

29° Sensação
8.8 km/h Vento
71.9% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio