Segunda, 27 de Junho de 2022
93 991516680
Pará Protesto

Indígenas desbloqueiam a BR-230 em Uruará

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, agora os indígenas seguirão para a sede da Funai, em Altamira, sudoeste do Pará, onde será feita uma reunião para saber o que vai ser feito com relação as reinvindicações feitas por eles

16/02/2022 14h21
Por: Redação Xingu230 Fonte: Confirma Notícia
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Manifestantes indígenas que faziam um bloqueio na BR-230 em um trecho entre Medicilândia e Uruará liberaram totalmente o acesso para veículos passarem na tarde desta quarta-feira (16).

Os manifestantes enviaram uma pauta de reivindicação para os municípios da região, informando que a BR-230, ficaria fechada por tempo indeterminado até que as exigências tivessem sidos atendidas. O protesto iniciou na madrugada da última terça-feira (15) e se estendeu até a manhã desta quarta, com algumas liberações do trânsito. As reclamações foram enviadas para os órgãos governamentais.

 O documento foi assinado pelos representantes das etnias Parakanã, Araweté, Xipaya, Assurini, Xicrim e Kaiapó, eles cobram o cumprimento de condicionantes do plano Básico Ambiental, estabelecidas na construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que não estariam sendo cumpridas, entre elas a implantação de uma unidade de proteção de aldeias na região da usina.

Por meio de nota, a Norte Energia, informou que não recebeu as reivindicações por parte dos indígenas. A empresa afirmou que mantém diálogo permanente, aberto e transparente com os Povos Indígenas do Médio Xingu, que se dá de forma estruturada, respeitosa, inclusiva e participativa por meio de interações diárias mantidas pelo Programa de Comunicação e também de reuniões tripartites, que envolvem a participação de representantes indígenas e do órgão indigenista para discussão e análises das ações em execução".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uruará - PA

Uruará - Pará

Sobre o município
Uruará é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudoeste Paraense e microrregião de Altamira. Foi fundado em 5 de maio de 1988. Possui uma área total de 10 791,315 km² e sua população, estimada pelo IBGE em 2020, era de 45 435 habitantes.
Anúncio
Altamira - PA
Atualizado às 08h22 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

25° Sensação
2.8 km/h Vento
80.4% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (28/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (29/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio