Manifestantes indígenas que faziam um bloqueio na BR-230 em um trecho entre Medicilândia e Uruará liberaram totalmente o acesso para veículos passarem na tarde desta quarta-feira (16).
Os manifestantes enviaram uma pauta de reivindicação para os municípios da região, informando que a BR-230, ficaria fechada por tempo indeterminado até que as exigências tivessem sidos atendidas. O protesto iniciou na madrugada da última terça-feira (15) e se estendeu até a manhã desta quarta, com algumas liberações do trânsito. As reclamações foram enviadas para os órgãos governamentais.
O documento foi assinado pelos representantes das etnias Parakanã, Araweté, Xipaya, Assurini, Xicrim e Kaiapó, eles cobram o cumprimento de condicionantes do plano Básico Ambiental, estabelecidas na construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que não estariam sendo cumpridas, entre elas a implantação de uma unidade de proteção de aldeias na região da usina.
Por meio de nota, a Norte Energia, informou que não recebeu as reivindicações por parte dos indígenas. A empresa afirmou que mantém diálogo permanente, aberto e transparente com os Povos Indígenas do Médio Xingu, que se dá de forma estruturada, respeitosa, inclusiva e participativa por meio de interações diárias mantidas pelo Programa de Comunicação e também de reuniões tripartites, que envolvem a participação de representantes indígenas e do órgão indigenista para discussão e análises das ações em execução".
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 23° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.