Quarta, 26 de Janeiro de 2022
93 991516680
Geral Pará

Alimentação oferecida no Regional do Marajó tem reconhecimento nacional

Em 2021, o Serviço de Nutrição da unidade ofereceu 288.445 refeições para usuários, acompanhantes e colaboradores

14/01/2022 15h30
96
Por: Redação Xingu230 Fonte: Secom Pará

A alimentação produzida e oferecida para usuários, acompanhantes e colaboradores do Hospital Regional Púbico do Marajó (HRPM), no município de Breves, sudoeste da região marajoara, ganhou reconhecimento nacional ao conquistar, pelo quarto ano consecutivo, 2018/2019/2020/2021 oselo Green Kitchen, um resultado do constante investimento na manutenção do padrão de qualidade da alimentação, que associa ambientação natural e a sustentabilidade.

Dentro do processo de seleção de instituições concorrentes ao selo Green Kitchen, o HRPM  obteve 37 pontos no programa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), indicado para restaurantes que aprimoram constantemente o padrão de qualidade, em benefício de seus usuários, levando em consideração aspectos sociais e ambientais.

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND), fornece diariamente cerca de 850 refeições para usuários, acompanhantes e colaboradores, quem está dentro dessa estatística é a pedagoga, Sarilene Reis Pereira de 27 anos, ela que reside na cidade de Curralinho-PA, e está acompanhando seu filho Keven Arthur, de 11 anos, que foi operado de apendicite, que aprovou a alimentação oferecida pelo hospital. "A gente percebe que é uma refeição adequada para cada paciente, é uma alimentação saborosa, saudável, que está sempre rica de legumes e frutas, então está dentro dos padrões. Agradeço ao Hospital pelo atendimento e cuidado que estão tendo com meu filho", disse a acompanhante Sarilene, que deu entrada com seu filho no último dia 09 deste mês, e aguarda o retorno para casa.

A coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Regional do Marajó, Renata Feio, ressaltou a importância da renovação do selo, apesar das dificuldades. "Em 2021 foi mais um ano desafiador para o HRPM e novamente conseguimos conquistar o selo para o nosso hospital. É gratificante e motivador o que o programa agrega, pois a cada ano tem um diferencial. E nesse ano pudemos cultivar as PANCS que são às plantas alimentícias não convencionais como jambu, babosa, taioba e folha de abóbora. As PANCS fazem parte do cardápio dentro da unidade, algumas são pouco conhecidas dentro da alimentação, mas vem ganhando força pela inclusão e benefícios para a nossa saúde", pontuou.

O preparo da alimentação saudável mantém o padrão de qualidade com produtos frescos, cultivados na horta do HRPM. São plantados, no espaço próprio, coentro, cebolinha, jambu, alface, chicória, abacaxi, mamão, banana, abóbora, limão, gengibre, salsa, erva cidreira, capim santo, espinafre, erva doce, mastruz, babosa, coco, acerola, quiabo, cominho e laranja, tudo isento de agrotóxico. A horta tem uma área de 180 m², com espaço também para o cultivo hidropônico. O cultivo de hortaliças, verduras, frutas e ervas, que ganhou um aliado com o sistema de compostagem de resíduos orgânicos.

O SND também promove diversas ações para os acompanhantes, como oficinas para produção de sucos e chás terapêuticos com diversos benefícios à saúde, entre eles, para o controle da ansiedade, além de degustação de suco de casca de abacaxi com couve e suchá (suco + chá) de capim santo e maracujá, ambos produzidos pela horta da unidade hospitalar.

SERVIÇO

O HRPM é uma unidade de saúde do governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O hospital fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro, no município de Breves. Mais informações: (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto de Lucas Brilhante (Ascom / HRPM)

Por Governo do Pará (SECOM)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Altamira - PA
Atualizado às 11h05 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 32°

32° Sensação
11 km/h Vento
79% Umidade do ar
67% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio