Sábado, 21 de Maio de 2022
93 991516680
Pará Vazão de água

Abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí inicia nesta segunda

A medida é necessária para manter o reservatório com faixa operacional segura, sobretudo para não prejudicar os ribeirinhos.

03/01/2022 15h20
Por: Redação Xingu230 Fonte: (Eva Fernandes /Portal Debate Carajás – com informações do Lide)
Abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí inicia nesta segunda

Por meio de comunicado, a Eletronorte informou que a partir desta segunda-feira (3), começará a abertura das 23 comportas da Hidrelétrica de Tucuruí. A medida faz parte das ações preventivas para evitar danos à população ribeirinha. Sobretudo, no atual momento de frequentes chuvas, consideradas atípicas.

Conforme o órgão, a abertura das comportas para vazão da água é realizada todos os anos. Ela é necessária para manter o reservatório com faixa operacional segura para não prejudicar os ribeirinhos. Devido ao período de chuvas atípicas, a medida será antecipada.

De acordo com o superintendente de Produção da Geração Hidráulica da Eletronorte, Carlos Roberto Boscaini Júnior, a abertura das comportas visa evitar que o nível do lago ultrapasse os 74 metros. Além disso, é fundamental para dar vazão à agua do Rio Tocantins.

 

A Eletronorte divulga as informações por meio do Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, que é emitido em dias úteis e está disponível na web site da Eletronorte3 até às 11:00hs. http://agencia.eletronorte.gov.br/site/vazaotucurui/.

O objetivo é garantir que os órgãos competentes possam ser estratégicos na ações de prevenção e remoção das famílias ribeirinhas.

Tanto a população ribeirinha como os órgãos de defesa –  Corpo de Bombeiros, Defesa Civil dos municípios, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Pará- devem ficar atentos aos boletins informativos para manterem-se informados sobre o aumento da vazão em Tucuruí e Marabá.

COMUNICADO ELETRONORTE

A Eletronorte comunica que iniciará nesta segunda-feira (3), às 9h, a abertura do vertedouro da Hidrelétrica Tucuruí, visando manter o reservatório da Usina numa faixa operacional segura e sem afetar de forma brusca os moradores de jusante.

Esta antecipação na abertura do vertedouro acontece em razão da quantidade de chuva atípica para esta época do ano nas cabeceiras dos rios Tocantins e Araguaia. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Altamira - PA
Atualizado às 21h40 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 29°

23° Sensação
2 km/h Vento
100% Umidade do ar
80% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio