Terça, 22 de Setembro de 2020 20:02
93 991516680
Saúde Saúde

Os sete cuidados simples para manter a saúde durante e pós-pandemia

No Dia Nacional da Saúde, especialista do Hospital Regional do Sudeste do Pará apresenta algumas dicas para se promover o bem-estar e garantir mais qualidade de vida

06/08/2020 16h11
77
Por: Redação Xingu 230
Os sete cuidados simples para manter a saúde durante e pós-pandemia

As mudanças na rotina, causada pelo novo coronavírus (Covid-19),tem impactado a forma como cuidamos do nosso corpo e mente. No Dia Nacional da Saúde, lembrado em 5 de agosto, o médico Cassiano Barbosa, especialista nas áreas de cirurgia geral e urologia, traz sete orientações para que os cuidados com a saúde se mantenham durante e pós-Covid-19.

De acordo com o profissional, que atua como diretor Técnico pela Pró-Saúde no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), é importante seguir algumas orientações básicas para a boa qualidade de vida e que possam ajudar na prevenção de doenças, entre outros males.

"Praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável e cuidados com a saúde mental, são elementos importantes para ter um corpo e mente equilibrados. Com o novo coronavírus, outros hábitos também foram incorporados, como a higienização das mãos, uso de máscaras, além de evitar aglomerações pela nossa segurança”, ressalta.

No Brasil, a data em comemoração à saúde foi criada com objetivo de homenagear o médico sanitarista Oswaldo Cruz, pioneiro no estudo de doenças tropicais e medicina experimental. A data também promove a conscientização da sociedade sobre a importância e valor de manter hábitos saudáveis.

De acordo com o especialista, devemos manter ao menos sete cuidados básicos para mais saúde em nosso dia a dia. São eles:

1 – Beba água durante o dia, pelo menos dois litros que em média representam de 6 a 8 copos de água. A boa hidratação ajuda a manter os nossos órgãos funcionando mais adequadamente;

2 – Alimentação saudável é a melhor opção para ajudar no controle de diversos problemas de saúde, como colesterol, pressão arterial, controle de peso e até em nossa saúde mental. Tenha refeições com legumes e verduras, além de se alimentar com frutas. Manter a rotina da alimentação (café da manhã, almoço, jantar etc.) também é importante;

3 – Dormir bem é fundamental. Durante o sono, nosso corpo recupera as energias, regulariza funções hormonais importantes e ajuda até no metabolismo. Dormir bem melhora até o nosso equilíbrio mental. Pode ser difícil, mas o recomendado é dormir entre 7 e 9 horas por dia.

4 – Faça pelo menos 30 minutos diários de exercícios físicos. Além de ajudar na capacidade cognitiva, contribui na redução do estresse e da ansiedade, fornece energia e até melhora a autoestima.

5 – Sempre faça a higienização das mãos e, ao sair de casa, utilize a máscara facial. Evite aglomerações e sempre siga as orientações dos órgãos oficiais de saúde.

6 – Evite fumar e não consuma bebidas alcoólicas em excesso. O cigarro traz prejuízos para o corpo, sendo o responsável direto por problemas respiratórios e até no surgimento de diversos tipos de câncer. O álcool também afeta o organismo, podendo ocasionar doenças do fígado, problemas gastrointestinais, cardíacos e vasculares, entre outros.

7 – A prevenção sempre será o melhor remédio. Procure por um médico regularmente e faça exames de rotina. Ao desconfiar de qualquer problema de saúde, busque orientação médica.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará foi inaugurado em 2006 e desde então é gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 19h57 - Fonte: Climatempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 34°

31° Sensação
10.1 km/h Vento
49.9% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio