Domingo, 27 de Setembro de 2020 14:52
93 991516680
Tecnologia Canon

Canon pode ter caído em ransomware que roubou 10 TB de dados

Segundo o site Bleeping Computer, os criminosos conhecidos como Maze foram os responsáveis pelo ransomware

06/08/2020 14h27
140
Por: Redação Xingu 230 Fonte: TecMundo
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

A fabricante de equipamentos fotográficos e impressoras Canon pode ter sofrido um ransomware de larga escala na última semana. Há vários dias, uma série de domínios relacionados à empresa seguem fora do ar e, agora, um grupo reconheceu a autoria do ataque.

Segundo o site Bleeping Computer, os criminosos conhecidos como Maze foram os responsáveis pelo ransomware, que sequestrou dados e imobilizou atividades da empresa. O ataque teria tirado do ar o sistema de emails e videoconferências, vários sites e até ferramentas internas. Além disso, 10 TB de arquivos do sistema de armazenamento da Canon teria sido roubados na operação.

O suposto bilhete do sequestro de dados e arquivos com instruções de pagamento

A fonte consultada pelo site compartilhou uma captura de tela com o suposto "bilhete de resgate" do ransomware, mas a veracidade do documento não foi comprovada. O grupo Maze alega que vai distribuir os 10 TB de arquivos caso um valor estabelecido não seja pago. Não há informações sobre dados internos roubados ou comprimetidos. Eles já assumiram a autoria de outros crimes parecidos envolvendo gigantes como LG, Xerox e até o sistema de uma cidade inteira nos EUA.

Recentemente, a empresa de smartwatches Garmin também foi vítima de um ransomware e teve várias operações paralisadas por alguns dias até o restabelecimento das atividades.

Dois ataques?

Curiosamente, o site reporta ainda que o serviço de armazenamento em nuvem image.canon ficou fora do ar entre os dias 30 de julho e 4 de agosto por causa de um "problema" detectado pela empresa. Ela garante que dados não foram roubados, mas o comunicado causou estranhamento na comunidade. 

Além disso, o grupo Maze afirma que não teve nada a ver com essa atividade, o que leva a especulação de que a Canon pode ter sofrido dois ataques quase simultâneos nos últimos dias.

Consultada pelo Bleeping Computer, a Canon afirma que está atualmente investigação a situação, sem fornecer mais detalhes. O site global e nacional da Canon voltou ao ar, mas a página global segue suspensa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tecnologias
Sobre Tecnologias
Fique por dentro de tudo que envolve o mundo tecnológico.
Altamira - PA
Atualizado às 14h35 - Fonte: Climatempo
33°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 34°

37° Sensação
9 km/h Vento
53% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (29/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio