Quinta, 09 de Dezembro de 2021
93 991516680
Geral Pará

Adepará apreende carga irregular com 30 toneladas de polpa de açaí 

Mercadoria não possuía registro nem nota fiscal

24/10/2021 11h35
66
Por: Redação Xingu230 Fonte: Secom Pará

Uma carga com 30 toneladas de polpa de açaí popular, sem nota fiscal e registro do produto, foi apreendida ao final da tarde do sábado (23), por agentes fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), no posto de fiscalização Agropecuária (PFA) Itinga, localizado na divisa com o estado do Maranhão.

A carga oriunda do estado do Amapá, foi avaliada pelos agentes fiscais da Agência de Defesa, que constaram a irregularidade durante fiscalização de rotina na área de divisa com o Pará. Comprovada a irregularidade da carga, os agentes elaboraram o termo de fiscalização e deram retorno à sua origem. 

As fiscalizações fixas e móveis são de extrema importância para manter a regularização sanitária e a rastreabilidade dos produtos que transitam no território paraense. Assim, o objetivo dessa e outras ações de fiscalização é garantir ao consumidor a oferta de produtos, de origem vegetal e animal, com qualidade e sem risco a saúde pública. "Sempre orientamos que o consumidor tenha conhecimento da origem do produto, para que saibamos se ele foi produzido, transportado e acondicionado de acordo com as normas sanitárias, pois essas condições influenciam diretamente na qualidade do produto final. E, o que garante todo esse processo, desde a origem até o compra do produto, é justamente a certificação conferida pelos selos dos órgãos competentes”, explica o médico veterinário, Dr. Jamir Macedo, diretor geral da Agência de Defesa.

Qualidade- Para ter garantia de que um produto foi fabricado em um estabelecimento registrado e em boas condições de higiene e conservação, o consumidor deve conferir os selos de inspeção impressos no rótulo das embalagens, são eles:

-Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
-Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da ADEPARA
-Produto Artesanal da ADEPARA
-Serviço de Inspeção Federal (SIF)
-Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI)

Serviço: A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses e disponibiliza a Ouvidoria para receber denúncias. Nosite da Agênciahá os contatos dos escritórios das regionais e os telefones da sede são: 3210-1101, 1105 e 1121. Caso a preferência seja por celular, o contato é o (91) 99392-4264.

 

Por Manuela Viana (ADEPARÁ)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Altamira - PA
Atualizado às 00h55 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 29°

25° Sensação
4.6 km/h Vento
90.3% Umidade do ar
80% (22mm) Chance de chuva
Amanhã (10/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (11/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio