Quarta, 12 de Agosto de 2020 22:56
93 991516680
Saúde COVID-19

Pandemia segue acelerando e está fora de controle na maioria dos países, alerta OMS

A Covid-19 'não deixou nenhum país intocado. Ela humilhou todos nós', disse diretor-geral nesta quinta-feira (9).

09/07/2020 14h46 Atualizada há 1 mês
179
Por: Redação Xingu 230 Fonte: G1
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

A Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstrou preocupação com o avanço da pandemia de coronavírus a nível global nesta quinta-feira (9), durante durante a reunião dos estados membros. Segundo a organização, os casos seguem fora de controla na maioria dos países.

 

Na maior parte do mundo, o vírus não está sob controle, está piorando", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante a reunião dos estados membros.

"Mais de 544.000 vidas foram perdidas. A pandemia ainda está se acelerando", alertou Tedros.

Até esta quinta, mais de 11,8 milhões de casos de coronavírus foram relatados desde o início da pandemia, sendo que metade deles foram relatados somente nas últimas seis semanas, de acordo com a OMS.

"A pandemia da Covid-19 não deixou nenhum país intocado. Ela humilhou todos nós", lamentou o diretor-geral da agência.

Solidariedade

Tedros demonstrou solidariedade aos profissionais da saúde em todo o mundo e lamentou as milhares de mortes na área.

"Nunca esquecerei as imagens dos profissionais de saúde que usavam máscara por tanto tempo no turno, que tinham marcas e machucados impressos no rosto, salvando vidas e arriscando suas próprias vidas. Perdemos muitos profissionais de saúde", disse.

A organização também demonstrou preocupação com as vacinas já existentes e com a falta de medicamentos nos países mais afetados pela pandemia.

"Centenas de milhões de crianças correm o risco de perder vacinas de rotina para tuberculose, pneumonia, sarampo, poliomielite, cólera, cólera, difteria e outras. Muitos países estão com poucos medicamentos para o HIV", alertou Tedros.

O diretor-geral da OMS ainda lembrou dos refugiados, que são um dos grupos mais vulneráveis à pandemia, e lamentou que a pandemia tenha aumentado as desigualdades sociais. "A Covid-19 pode empurrá-los [os refugiado] para a beira do abismo", disse.

Allegranzi destacou que a OMS já recomenda que as pessoas evitem ambientes fechados e lotados, mantenham o distanciamento e usem a máscara em determinadas situações. Sugere ventilação adequada para ambientes internos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 22h52 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 34°

32° Sensação
9.8 km/h Vento
62.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Sexta (14/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio