Sábado, 04 de Dezembro de 2021
93 991516680
Educação Educação

'Desconheço qualquer iniciativa do MEC escolher reitores', diz Ribeiro

Ministro da Educação foi convocado pela Câmara para prestar esclarecimentos sobre criação de novos institutos federais 

20/10/2021 10h45
19
Por: Redação Xingu230 Fonte: R7

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados convocou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para dar explicações sobre a criação de dez Ifes (Institutos Federais de Ensino Superior) e a atuação recente do governo na indicação dos reitores na manhã desta quarta-feira (20). 

"Desconheço qualquer iniciativa do MEC (Ministério da Educação) em escolher reitores", afirmou o ministro Milton Ribeiro em sua fala incial na Câmara.

Representantes do MEC explicaram a proposta apresentada aos institutos federais. "Abrimos um período para que as instituições demonstrassem interesse e no caso de São Paulo, por exemplo, que possui um instituto e haverá a reorganização em três unidades", explicou o ministro.

O MEC (Ministério da Educação) apresentou uma proposta a reitores de institutos de ensino federais no dia 30 de agosto com o objetivo de "criar" 10 novos institutos federais, a partir da divisão dos que já existem, sem aumentar o número de vagas ou de cursos oferecidos. Segundo o MEC, a intenção é melhorar a gestão das unidades cujos polos ficam distantes do prédio da reitoria.

Para o Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) em alguns casos o reordenamento dos institutos poderiam ser interessantes como o caso de São Paulo, que possui uma reitoria para administrar 40 campi, mas questionou, na época, a questão orçamentária para isso.

Segundo informado pelo ministro na audiência da Câmara, após a consulta prévia, devem ser criados seis novos institutos, entre eles, São Paulo, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro e a inclusão do Instituto Benjamin Constant.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Altamira - PA
Atualizado às 20h24 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 32°

32° Sensação
7.3 km/h Vento
84.8% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio