Há exatamente sete dias, dois primos foram assassinados quando retornavam do bairro buriti e trafegavam em uma moto pela BR-230. A primeira linha da investigação é de que eles possam ter sido vítimas de uma tentativa de assalto já que foram atingidos por disparos de arma de fogo. João Marcos, que era o garupa, foi atingindo por dois tiros nas costas e dois de raspão no ombro e braço. Já Rafael , quem conduzia a moto, foi morto também com dois tiros nas costas. A arma usada no crime seria um revolver.
Segundo o depoimento de familiares, os; meninos iriam passar uns dias na casa de uma tia que precisou viajar para uma cidade vizinha. Foi do bairro buriti que o pai de João Marcos saiu no carro e logo atrás na moto, vinha o sobrinho Rafael e o filho João em uma moto. Ficou acordado que eles iriam trazer a moto que precisava de conserto até o centro. Momentos antes, o pai teria desistido da ideia por se tratar de dois adolescentes em uma motocicleta, mas foi convencido por; Rafael, que disse que conseguiria levar a motocicleta.
Em minutos a viagem acabou em tragédia. Metros separavam o carro e a moto, o pai de uma das vítimas ainda chegou a ouvir disparos, ele estava logo à frente, e informou que não imaginava que os tiros pudessem ser contra os adolescentes.
Ele deu o retorno e procurou pelo filho e sobrinho, mas não os encontrou.A Polícia Militar foi acionada e as buscas seguiram durante a noite e madrugada e só na manhã de domingo, os corpos foram encontrados às margens da Transamazônica.
O inquérito policial aguarda o resultado da perícia sobre a morte dos meninos. Imagens do circuito interno de segurança devem auxiliar na investigação que não descarta o latrocínio mesmo que a motocicleta tenha sido encontrada ao lado das vítimas que não estavam levando celular. A investigação quer saber se houve anúncio de assalto, em que ponto os meninos podem ter sido abordados e o motivo dos disparos.
Na última sexta-feira (01), uma vigília foi realizada em frente a Seccional Urbana de Altamira. Lideranças sociais e familiares das vítimas cobraram agilidade na investigação do caso que gerou revolta na comunidade altamirense. Uma comissão entregou um documento ao delegado plantonista formalizando o pedido de urgência.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, de janeiro até agora, já são mais de 30 mortes violentas registradas em Altamira. O último caso foi o dos primos de apenas 13 anos que eram estudantes na rede municipal de ensino e praticavam futebol em uma escolinha preparatória. Um levantamento feito pelo Portal Confirma Notícia apontou que a maioria das vítimas da violência, tem idade menor que 25 anos. Na ultima quinta-feira (30), Vinicius Henrique Carvalho Costa de 21 anos sofreu uma tentativa de homicídio no bairro Jardim Primavera, dois homens chegaram em uma moto atirando contra o jovem que foi atingindo por dois disparos. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital. Ninguém foi preso. Denúncias para esse caso e sobre o duplo assassinato dos primos, podem ser feitas ao 181 sem precisar se identificar.
Mín. 23° Máx. 32°
Mín. 23° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 24° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.