Sexta, 10 de Julho de 2020 10:25
93 991516680
Pará covid-19

Decisão da Justiça Federal permite continuidade das atividades não essenciais no Pará

Suspensão foi pedido do MPF e DPU, alegando que governo não deu evidências científicas sobre tendência da diminuição da Covid-19 no estado.

18/06/2020 14h30
51
Por: Redação Xingu 230 Fonte: G1 Pará
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

Foi negado o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para suspender atividades não essenciais no Pará. A decisão do juiz Jorge Ferraz saiu nesta quarta (17), dando resposta à ação civil pública do dia 5 de junho.

O MPF informou que já recorreu de duas decisões que em outro momentos também negaram a suspensão de atividades não essenciais, e está analisando se vai ou não interpor novo recurso.

O governo decretou lockdown (bloqueio total) no início de maio, mas revogou a medida alegando que haveria "tendência de queda" nos casos e mortes de Covid-19 no estado. O MPF e a Defensoria Pública da União (DPU) queriam o retorno da medida mais rígida de distanciamento, "considerando não haver evidências científicas conclusivas" sobre a redução, segundo a Justiça.

Após acordo em audiência pela Justiça Federal em Belém, o governo do Pará concordou em dar mais transparência na divulgação dos dados da Covid-19 e sobre as medidas adotadas. E também acordou em divulgar estudos realizados por instituições de renome para auxiliar as tomadas de decisão, mesmo que sejam contrários ao que o governo pretende adotar.

Segundo a decisão da 5ª Vara, o acordo não incluiu o pedido para que a Justiça decretasse a retomada do bloqueio total.

O MPF alegou que a medida de retorno das atividades comerciais não essenciais, sobretudo retorno de shopping centers, e a autorização de atividades que podem causar aglomerações, como igrejas, são "decisões prematuras".

“Caso se verificasse existência de grave estado de omissão por parte do Estado, (...) poderia o Poder Judiciário, excepcionalmente, constranger o Poder Executivo estadual a adotar medidas de distanciamento social, sem que isso vulnerasse o princípio da separação de poderes. Observe-se que, aqui, não se trata de o Poder Judiciário substituir o administrador, conforme alegado pelo Estado em audiência”, cita o juiz Jorge Ferraz.

O juiz citou, ainda, que nesta quarta os percentuais de ocupação de leitos clínicos e de UTI são de 50,03% e 66,9%, respectivamente, e considerou que não haveria razão para restringir o comércio de atividades não essenciais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 10h13 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 34°

25° Sensação
14.8 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (11/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (12/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio