A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) realizou a primeira entrega de sementes de cacau do ano no município de Uruará (PA) nesta semana, contemplando mais de cem produtores e atingindo mais de trezentas e oitenta mil sementes distribuídas. Produzidas na estação experimental do km 100, município de Medicilândia, as sementes híbridas foram disponibilizadas no escritório local da Ceplac aos agricultores que compareceram usando máscara e respeitando o distanciamento social, conforme protocolo de prevenção a covid-19
A entrega ocorreu no dia 14 de junho, segunda feira, num total de 387 mil sementes sendo distribuídas para 103 agricultores.
Nesse processo a CEPLAC teve o efetivo apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Uruará, com a doação das sacarias, veículo para transporte das sementes, e também com uma equipe de servidores municipais, no dia da entrega.
"Foi um procedimento tranquilo. muitos agricultores vieram. poucos que fizeram seu pedido de semente voltaram para casa sem as sementes, ficou para uma próxima entrega. Foram entregues em média entre 3 mil a 4 mil sementes por família/agricultor. Organizamos os agricultores em fila com segurança, todos usando máscara e mantendo distanciamento social", disse o chefe do escritório local, Jailson Brandão
O município de Uruará (PA), na Região do Xingu, é o 2º maior produtor de cacau do estado do Pará e anualmente expande a área plantada que já soma 25.034 hectares, sendo 16.607 hectares de cacau produtivo e 8.427 hectares de plantio novo. E de acordo com a demanda registrada, em 2021 está prevista a entrega de 1.795.700 sementes a 419 produtores para o plantio no ano de 2022, garantindo assim a continuidade no crescimento da área plantada.
Ainda não há previsão de quando a próxima etapa de entrega de sementes irá ocorrer.
Mín. 24° Máx. 33°
Mín. 24° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 23° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.