AbasteceAki 01
201 ANOS

Semana da PM termina com a 32ª edição do Concurso Hípico Coronel Fontoura

A 32ª edição do concurso contou com a participação de instituições parceiras da Polícia Militar, como o Exército Brasileiro, e de hípicas regionais.

30/09/2019 10h20
Por: Karina Pinto
Fonte: Agência Pará
518
O Concurso Hípico “Coronel Fontoura” é uma das tradições da Polícia Militar do Pará Foto: Ascom PMPA
O Concurso Hípico “Coronel Fontoura” é uma das tradições da Polícia Militar do Pará Foto: Ascom PMPA

Um dos eventos mais tradicionais das comemorações alusivas ao aniversário da Polícia Militar do Pará, o Concurso Hípico “Coronel Fontoura” atraiu dezenas de pessoas nas manhãs de sábado (28) e deste domingo (29) ao Regimento de Polícia Montada “Cassulo de Mello”. A 32ª edição do concurso contou com a participação de instituições parceiras da Polícia Militar, como o Exército Brasileiro, e de hípicas regionais.
No sábado foram disputadas as categorias Escolinha (40 centímetros de salto), Iniciantes (60 cm) e Intermediária (80 cm e 1 metro). Neste domingo, as disputas foram nas categorias Iniciantes, Intermediária e Principal (1 metro). Os competidores militares foram premiados como subcategoria em todas as provas. A pista de saltos “Coronel Faustino Neto”, do Regimento Cassulo de Mello, recebeu a competição.
Durante o Concurso Hípico, a equipe da Equoterapia da Polícia Militar ofereceu brincadeiras e passeios a cavalo para o público infantil, e no domingo houve dança equestre e apresentação cultural, com o grupo “Gitanas da Equoterapia”. “Esse concurso permite o congraçamento entre os amigos. A gente vem aqui prestigiar todo ano, e alegria maior é vencer a prova”, disse o capitão Raimundo Cutrim, da Polícia Militar do Maranhão, que participa da competição há 24 anos e foi o vencedor nas categorias Principal geral, Principal (1 metro) e Intermediária (1 metro).
Além de representantes do Exército, as provas contaram com a participação das polícias militares do Rio de Janeiro e Maranhão, e ainda do comandante de Missões Especiais, coronel Edivaldo Santos; do comandante do Regimento Cassulo de Mello, major Rodrigo Tanner; de antigos comandantes da unidade, oficiais da ativa e da reserva remunerada, das hípicas Vitória e Equilíbrio e convidados.

Segundo o chefe do Estado-Maior Geral da Polícia Militar, coronel Ronald Botelho de Souza, maior autoridade a participar da premiação no segundo dia de provas, o concurso hípico tem um significado especial. “A Polícia Militar nasceu de um Regimento de Cavalaria. Nada mais justo encerrarmos as comemorações da ‘Semana da PM’ com essa prova tão tradicional”, ressaltou.

Reconhecimento - O coronel Antônio Cronemberger, da reserva remunerada, serviu no Regimento de Polícia Montada ao longo de 20 anos, ganhando homenagem pelos serviços prestados à unidade e pioneirismo na prática do hipismo na PM. “É um prazer enorme estar aqui no Regimento, e fico muito feliz em ver toda essa turma vibrando com a prova. Ser homenageado por ajudar o nosso Regimento é também um prazer, mas me sinto na obrigação de ajudar, porque essa foi a minha casa e a minha escola”, assegurou.
O major Rodrigo Tanner agradeceu o empenho e a colaboração dos envolvidos na realização da competição. “O concurso hípico é um dos eventos mais tradicionais das comemorações da Polícia Militar. No ano que vem, vamos procurar melhorar, ainda mais, o concurso”, anunciou.

O comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior (c) participou do primeiro dia do eventoFoto: Ascom/PM PAO comandante-geral da PM do Pará, coronel José Dilson Melo de Souza Junior, participou do primeiro dia do concurso e lembrou que o evento esportivo é uma oportunidade de aproximação da Polícia Militar com a comunidade civil, e a instituição deve incentivar esse laço. “É muita alegria estar prestigiando o Concurso Hípico Coronel Fontoura, uma prova tradicional no nosso Estado. A Polícia Militar vai dar total apoio para que a gente tenha uma Cavalaria cada vez mais forte e atuante nas competições esportivas, tanto estaduais quanto nacionais”, garantiu o comandante-geral da PM.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários