Anuncie Aqui 2
Cultura

Altamira sedia III Feira dos Povos Indígenas do Médio Xingu

Evento promovido pela Funai atraiu cerca de cinco mil pessoas.

05/08/2019 16h15Atualizado há 2 semanas
Por: Karina Pinto
Fonte: Funai
457
Fotos: Kaio Marcellus/Xingu230
Fotos: Kaio Marcellus/Xingu230

Rodas de conversa, música, dança, pinturas indígenas, exposição e venda de artesanato confeccionado pelos povos Xipaya, Kuruaya, Juruna, Arara, Araweté, Assurini, Xikrin, Kayapó, Parakanã e pelos moradores de Reservas Extrativistas coloriram as margens do Xingu durante todo o final de semana em Altamira. Durante dois dias, 03 e 04, a região pode conferir de perto a arte, cultura, e história dos povos do médio Xingu.

 

A III Feira dos Povos do Médio Xingu, protagonizada pelos expositores e idealizada pela Funai, com parceria de organizações governamentais e não-governamentais, trouxe para a cidade a riqueza cultural das comunidades indígenas e extrativistas da região. A ideia é promover a interação entre povos tradicionais e possibilitar o acesso da comunidade urbana da região aos tesouros desenvolvidos em meio à floresta: tudo a partir de uma proposta de fortalecimento cultural, valorização das tradições e criação de uma rede de comunicação, respeito e solidariedade.

 

Enquanto a Feira movimentou a Concha Acústica no Cais, o auditório da Coordenação Regional da Funai deu espaço às rodas de conversa sobre a influência da certificação na valorização dos produtos da floresta e a gestão de resíduos sólidos nas terras indígenas e unidades de conservação da região do Médio Xingu. Dois dias de muita interação e descobertas.

 

Texto adaptado (Funai)

  • Altamira sedia III Feira dos Povos Indígenas do Médio Xingu
  • Altamira sedia III Feira dos Povos Indígenas do Médio Xingu
  • Altamira sedia III Feira dos Povos Indígenas do Médio Xingu
  • Altamira sedia III Feira dos Povos Indígenas do Médio Xingu
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários