Anuncie Aqui 2
Meio Ambiente

Órgãos estaduais e ONG debatem ações para APA Triunfo do Xingu

Um dos encaminhamentos propostos foi a integração dos sistemas de CAR, da Semas, com o do Iterpa, iniciativa considerada positiva na regularização de imóveis rurais em todo o Estado.

26/07/2019 10h43
Por: Karina Pinto
Fonte: Agência Pará
244
Fotos: Ascom/Semas
Fotos: Ascom/Semas

A situação da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, localizada no Pará, foi o tema da reunião realizada, nesta quinta-feira (25), entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e a ONG The Nature Conservancy (TNC). O encontrou ocorreu no Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), onde foi apresentada uma palestra sobre a APA.

"Alinhamos quais as responsabilidades de cada órgão, para o Estado fazer uma ação positiva na área, mas não apenas de fiscalização e atuação. A Semas pode fazer a análise dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR) e o Iterpa, a regularização fundiária na região. Assim, vamos trabalhar para diminuir o desmatamento na região", explicou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O'de Almeida.

O titular da Semas e os secretários adjuntos, Rodolpho Zahluth Bastos e Raul Protázio Romão, encaminharam a reunião, para que fosse montada uma estratégia em conjunto com os outros órgãos participantes do evento. A intenção é a elaboração de ações que possam ajudar na regularização ambiental e no combate ao desmatamento.

Um dos encaminhamentos propostos foi a integração dos sistemas de CAR, da Semas, com o do Iterpa, iniciativa considerada positiva na regularização de imóveis rurais em todo o Estado.

"A unificação da base de dados é fundamental. Para fazer a regularização ambiental, a Semas precisa de dados fundiários e o Iterpa, para fazer regularização fundiária, necessita de dados ambientais. Queremos uma base única, porque somos um só Estado, então, precisamos fazer essa troca de informações para prestar um serviço público mais eficiente", avaliou o presidente do Iterpa, Bruno Kono.

Sobre a APA: a Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu foi criada pelo decreto estadual n° 2.612, de 04 de dezembro de 2006. Essa Unidade de Conservação integra o grande mosaico de áreas protegidas da Terra do Meio, constituído por Unidades de Conservação (UCs) federais e estaduais, e terras indígenas na região do Xingu.

  • Órgãos estaduais e ONG debatem ações para APA Triunfo do Xingu
  • Órgãos estaduais e ONG debatem ações para APA Triunfo do Xingu
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários