Segunda, 19 de Abril de 2021 22:12
93 991516680
Brasil Mundo da Internet

Estevam Neto fala sobre a evolução da internet e seus 52 anos

A internet completou 52 anos de história, e desde então ela vem passando por grandes mudanças até os dias atuais.

07/04/2021 16h49 Atualizada há 2 semanas
377
Por: Redação Xingu 230 Fonte: Redação Xingu230
Divulgacão
Divulgacão

No dia 29 de outubro de 1969 estudantes da universidade da Califórnia, Los Angeles tentaram enviar pela primeira vez, uma mensagem para outro computador de forma remota. A mensagem que estava tentando ser transmitida era HELLO, que se transformou em LO, devido a travamentos, e demorou mais de uma hora para ser enviada. Apesar dos problemas, ela chegou e define o marco do início da internet como temos hoje.

A internet chegou ao Brasil em 1981 por meio da Bitnet, uma rede de universidades fundada em 1981 e que ligava Universidade da Cidade de Nova York  à Universidade Yale, em Connecticut. Ela conectava, por meio de um fio de cobre dentro de um cabo submarino, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ao Fermilab, laboratório de física especializado no estudo de partículas atômicas, que ficava em Illinois, nos Estados Unidos.

 

A partir de 1994, a internet se desloca da academia e começa a ser comercializada. A Embratel lança o Serviço Internet Comercial, em caráter experimental e com conexão internacional de 256 Kbps, onde cerca de cinco mil usuários foram escolhidos para testar o serviço. Em maio de 1995, o serviço se torna definitivo no país e o Ministério das Comunicações decide pela exploração comercial, tornando a internet tendência no país e a popularizando cada vez mais. 

 

Hoje, pensar em um mundo sem Internet parece loucura. Certamente, a ausência da rede causaria uma espécie de apocalipse tecnológico, a verdade é que, embora a internet tenha se tornado um recurso fundamental para a humanidade, ela é muito recente na nossa história. 

 

Em 2011, no município de Altamira- Pará, foi fundada a INTERLIG, por seu sócio fundador Estevam Neto, considerada uma grande operadora de internet e telefonia no Estado do Pará. O jovem empresário mesmo recebendo apenas um salário mínimo, conseguiu construir sua empresa no Pará e hoje já tem filiais espalhadas por 8 (oito) cidades do Estado e cerca de 6 (seis) mil clientes.  

 

 “Eu trabalhava de instalador em outra operadora antes de abrir minha própria empresa. Subia no telhado da casa para instalar. Aqui, quando iniciei também comecei assim. Com o tempo que foi melhorando”.  Ressaltou o jovem empresário.

 

Hoje, o empresário Estevam Neto tem visitado grandes empresas em São Paulo para entender e desenvolver melhor o processo para evolução da internet na região. Além de investimentos, e atualização recente de todos os equipamentos para alta capacidade, e entregar com ainda mais qualidade a internet a seus clientes.   

É esperado futuramente o lançamento do 4G para celular, além do INTERLIG BANK, um banco digital.

 

O mundo vem evoluindo a cada dia mais, de forma cada vez mais virtual. Hoje as pessoas são capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo apenas com uma única conexão, em Altamira não é diferente, muitas pessoas estão ligadas diariamente na internet, seja em casa ou no trabalho. 

 

O xingu230 é um jornal 100% Online, criado em 31 de Janeiro de 2017, sua página nas redes sociais e site, tem levado todos dias informação através da internet, compartilhando diariamente para toda região transamazônica, no Brasil e no mundo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 22h04 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 29°

28° Sensação
6.2 km/h Vento
87.7% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio