Saúde Saúde pública
Brasil Novo recebe carreta com tomografias para pacientes do SUS nesta sexta (20)
Unidade móvel do Ministério da Saúde inicia atendimentos voltados ao diagnóstico precoce no município
19/03/2026 17h05
Por: Redação Xingu230

Brasil Novo, no sudoeste do Pará, recebe nesta sexta-feira (20) a carreta de exames de imagem do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A unidade móvel começará a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com oferta de tomografias, mediante encaminhamento e agendamento feitos pelo município.

O lançamento oficial da carreta está marcado para as 10h, na Rua do Comércio, nº 997, em frente à Praça Geraldo Barbosa, no centro da cidade. A agenda contará com a presença do superintendente do Ministério da Saúde no Pará, Delcimar Viana.

A estrutura itinerante foi instalada com equipamentos, insumos e equipe multiprofissional para reforçar a rede pública local, especialmente na realização de exames de média e alta complexidade. A proposta é ampliar o acesso da população a diagnósticos mais rápidos e contribuir para a definição de tratamentos em menor tempo.

De acordo com o Ministério da Saúde, os atendimentos serão destinados a pacientes já inseridos na regulação municipal, ou seja, que passaram por avaliação e foram encaminhados para a realização de tomografia.

A chegada da carreta em Brasil Novo integra a estratégia nacional do programa Agora Tem Especialistas, que utiliza unidades móveis para atender regiões com alta demanda reprimida, áreas remotas e municípios considerados polos regionais. A iniciativa busca reduzir filas do SUS, principalmente para exames e procedimentos especializados.

Desde o início da ação em todo o país, as carretas de saúde — incluindo unidades de exames de imagem, saúde da mulher e oftalmologia — já passaram por mais de 130 regiões de saúde, atendendo pacientes em todos os estados e no Distrito Federal.

No contexto da Transamazônica, a expectativa é que a presença da unidade contribua diretamente para diminuir o tempo de espera por exames em Brasil Novo e também beneficie moradores de municípios próximos que dependem da estrutura local de saúde.

A imprensa será atendida no local do evento, em frente à carreta.

Fonte: Ministério da Saúde – aviso de pauta (20/03/2026) e informações institucionais do programa Agora Tem Especialistas.