Na manhã deste sábado (1), a Polícia Civil deu início à primeira fase da Operação Rodes em Itaituba, no sudoeste do Pará, visando combater o furto e a receptação de cobre. Durante a ação, dois comerciantes foram presos em flagrante por receptação qualificada.
A operação foi desencadeada após diversas denúncias da população, que vinha sofrendo prejuízos significativos devido ao aumento de furtos de fios de energia, centrais de ar-condicionado e relógios de medição.
O Delegado André Cordeiro, da 19ª Seccional de Itaituba, destacou que a receptação de cobre furtado é um dos principais fatores que impulsionam os crimes patrimoniais na região. Ele enfatizou que todos aqueles que compram materiais furtados serão responsabilizados, pois são eles os maiores incentivadores desses delitos, muitas vezes praticados por pessoas em situação de vulnerabilidade, como dependentes químicos.
Os comerciantes presos serão autuados por receptação qualificada, já que o crime foi cometido no contexto de suas atividades comerciais. Caso condenados, eles podem enfrentar penas que variam de 3 a 8 anos de reclusão, além do pagamento de multa.
A Operação Rodes segue em andamento, e a Polícia Civil continua empenhada em coibir a receptação de materiais furtados na região.
Informações: Giro Portal.
Mín. 22° Máx. 26°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 27°
Chuva