Famílias de agricultores da zona rural de Anapu, no sudoeste do Pará, ficaram isoladas após intensas chuvas que transformaram as estradas em verdadeiros lamaçais. As condições precárias de ao menos seis estradas vicinais foram agravadas pelas constantes precipitações, dificultando a trafegabilidade e a mobilidade dos moradores.
A chuva intensa, que já dura cerca de cinco dias, causou o transbordamento de igarapés, dificultando ainda mais a passagem dos residentes que precisam se deslocar até o centro da cidade. Na vicinal do Santana, por exemplo, a estrada está praticamente submersa.
A maior preocupação das famílias da região é que o nível das águas dos igarapés continue a subir nos próximos dias. Mesmo diante do alagamento, veículos ainda se arriscam a atravessar o aterro recém-construído, com menos de dois meses de existência. Já na vicinal Três Barracas, na divisa entre Anapu e Pacajá, o rio Pirassiguara transbordou completamente, deixando cerca de 300 famílias isoladas. O único meio de travessia é uma pequena embarcação improvisada.
Os moradores pedem ajuda urgente do poder público para enfrentar os transtornos causados pelo período chuvoso e melhorar as condições das estradas e acessos, buscando restabelecer a conexão com o restante do município.
Mín. 22° Máx. 26°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 22° Máx. 27°
Chuva