O número de atendimentos a pessoas envolvidas em acidentes de trânsito no Pará registrou um aumento de 26% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (18), são do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, região metropolitana de Belém.
Segundo o hospital, que é referência no atendimento a queimados e vítimas de traumas no Norte do Brasil, a unidade atendeu 6.779 pacientes de janeiro a novembro deste ano. As principais causas dos atendimentos foram as colisões, seguidas por acidentes envolvendo motos e atropelamentos.
O perfil dos pacientes internados por acidentes de trânsito é predominantemente de homens jovens, com idades entre 20 e 39 anos.
Dados divulgados em 2023 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que a taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3%, com mais de 390 mil óbitos registrados em acidentes com meios de transporte terrestres. As mortes de motociclistas dobraram na última década, representando 30% dos casos fatais em 2023. Entre os principais fatores que contribuem para esses acidentes estão a imprudência, o excesso de velocidade e o consumo de álcool.
Com a aproximação das festas de fim de ano, período de maior movimento de pessoas e veículos nas vias, o hospital emite um alerta para a necessidade de prevenção. Para combater infrações por imprudência, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realiza campanhas educativas e ações de fiscalização para conscientizar os motoristas sobre os perigos das práticas irregulares.
Em levantamento realizado, o Pará registrou 1.947 infrações em 2023 por condutores flagrados falando ao celular enquanto dirigiam. Em 2022, foram 3.621 autuações, e até setembro de 2024, foram registradas 1.201 multas, indicando uma redução em relação ao ano anterior.
Mín. 22° Máx. 27°
Mín. 21° Máx. 31°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva