Sexta, 18 de Julho de 2025 16:36
Pará Fiscalização

Ibama identifica e multa fazendas que vendiam gado em áreas embargadas por desmatamento ilegal no Pará

Agentes realizaram 154 autos de infração, totalizando R$ 364,5 milhões em multas, durante “Operação Carne Fria 2”

25/10/2024 08h55
Por: Eduardo Veiga Fonte: G1 Pará
Foto: Ibama
Foto: Ibama

O Ibama identificou 69 propriedades rurais que criavam e comercializavam cerca de 18 mil cabeças de gado em áreas embargadas por desmatamento ilegal nos municípios do Pará e Amazonas.

A fiscalização foi realizada em outubro, durante a “Operação Carne Fria 2”. Os proprietários das fazendas foram autuados por violar os embargos, impedir a regeneração natural e vender produtos de áreas interditadas.

Além disso, a operação revelou que 23 frigoríficos estavam adquirindo animais dessas propriedades embargadas, o que é ilegal. Esses frigoríficos foram autuados e notificados a retirar o rebanho bovino das áreas proibidas.

O embargo é imposto ao identificar infrações ambientais, com o intuito de impedir irregularidades, proibindo qualquer atividade ou uso durante a vigência da medida administrativa.

Multas 

Os agentes emitiram 154 autos de infração, totalizando R$ 364,5 milhões em multas. Além disso, foram apreendidas 8.854 cabeças de gado nas áreas embargadas.

Três frigoríficos foram interditados por operarem sem licença ambiental ou em desacordo com a licença concedida.

A operação abrangeu os municípios de Novo Progresso, Santarém, Altamira, São Félix do Xingu, Igarapé-Açú, Portel, Anapu, Pacajá, Novo Repartimento, Ipixuna, Tomé-Açú e Bom Jesus do Tocantins, no Pará, além de Boca do Acre e Lábrea, no Amazonas.

A ação visa combater o desmatamento na Amazônia por meio da fiscalização da cadeia produtiva e comercial de gado proveniente de áreas desmatadas ilegalmente.

Qualquer pessoa que compre ou financie a produção rural deve consultar a lista pública de embargos do Ibama, disponível no site do Instituto.

As irregularidades identificadas durante a operação serão comunicadas ao Ministério Público Federal, que tomará as devidas medidas cíveis e criminais.

A estratégia da Operação Carne Fria é responsabilizar administrativamente toda a cadeia produtiva que adquire produtos oriundos de áreas desmatadas ilegalmente, bem como aqueles que realizam a supressão da vegetação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira, PA
Atualizado às 14h23
32°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 35°

36° Sensação
1.54 km/h Vento
55% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/07)

Mín. 20° Máx. 34°

Parcialmente nublado
Amanhã (20/07)

Mín. 21° Máx. 34°

Chuvas esparsas