O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o novo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA). O decreto que designa o professor Gilmar Pereira da Silva foi assinado na sexta-feira, 20 de setembro, e publicado na edição de segunda-feira, 23 de setembro, do Diário Oficial da União (DOU). Ele assume no lugar do atual reitor, Emmanuel Zagury Tourinho.
O mandato do novo reitor será de quatro anos, iniciando em 15 de outubro. Gilmar Pereira da Silva deverá empossar a professora Loiane Prado Verbicaro como vice-reitora, atual pró-reitora de Ensino da Graduação.
Juntos, eles formaram a chapa 02 UFPA: Autonomia, Excelência e Inclusão, que conquistou a maioria dos votos válidos na consulta prévia à comunidade universitária em abril deste ano, obtendo 62,6% dos votos válidos (9.340 no total), com 64,9% dos votos dos docentes (1.478), 60,8% dos servidores técnico-administrativos (1.036) e 62,4% dos discentes (6.826).
Gilmar Pereira da Silva é pedagogo, possui mestrado e doutorado em Educação, e é professor titular da UFPA. Sua carreira é marcada pela defesa da interiorização do ensino superior, com foco em trabalho, educação, desenvolvimento regional, políticas de educação superior e movimentos sociais, além do desenvolvimento da Amazônia. Ele é vice-reitor da UFPA desde outubro de 2016, reconduzido em outubro de 2020.
A cerimônia de posse do novo reitor ocorrerá em 11 de outubro, às 10h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, no campus da UFPA em Belém. Durante a solenidade, Gilmar Pereira da Silva receberá as vestes talares do atual reitor, Emmanuel Zagury Tourinho, e nomeará a nova vice-reitora e outros membros da equipe de gestão para o quadriênio 2024-2028.
Veja a Portaria de Nomeação aqui.
Mín. 22° Máx. 39°