O aplicativo Pardal já recebeu 17 denúncias nas cidades da região do Xingu. A cidade de Altamira, localizada no sudoeste do Pará, destaca-se com 9 registros no aplicativo criado pela Justiça Eleitoral. Até o momento, conforme os dados do Pardal, o Pará contabilizou 559 denúncias no total: 205 contra candidatos a prefeitos, 246 contra candidatos a vereadores, 103 contra coligações e 5 contra candidatos a vice-prefeitos.
Desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, o aplicativo Pardal começou a receber denúncias no dia 16 de agosto. Disponível para celulares com sistemas Android e iOS, o aplicativo permite a denúncia de crimes eleitorais, que serão investigados com o apoio da polícia. Na região do Xingu, Altamira lidera com 9 denúncias, seguida por Pacajá e São Félix do Xingu, ambos com 3 registros, e Uruará, com 2 denúncias relacionadas a propaganda eleitoral irregular.
O aplicativo Pardal é destinado exclusivamente para receber denúncias sobre propaganda eleitoral irregular. Caso a denúncia esteja relacionada a desinformação ou fake news, o usuário será redirecionado para o SIADE, que é o sistema de alerta para desinformação eleitoral.
Para baixar o aplicativo, acesse a loja de aplicativos do seu celular e procure por "Pardal". Após o download, leia e aceite os termos de uso e siga as instruções até chegar à página onde o eleitor pode escolher entre entrar com o título de eleitor ou com a conta GOV.
Mín. 22° Máx. 38°