Quinta, 27 de Março de 2025 17:08
Ciência 76ª Reunião Anual

Maior evento científico da América Latina ocorre no Pará com presença de ministros e vencedor do prêmio Nobel

Evento é aberto a todo o público e as inscrições são necessárias apenas para quem deseja receber certificado de participação da programação científica.

14/06/2024 10h28
Por: Eduardo Veiga Fonte: g1 Pará
Foto: Oswaldo Forte - Agência Belém
Foto: Oswaldo Forte - Agência Belém

De 7 a 13 de julho, Belém sediará a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na Universidade Federal do Pará (UFPA), prometendo uma semana repleta de descobertas, debates e muita ciência. Este encontro, considerado o maior evento científico da América Latina, é gratuito e aberto a todos.

A cerimônia de abertura está agendada para o dia 7 de julho, no Theatro da Paz. Para aqueles que desejam obter um certificado de participação, as inscrições permanecerão abertas até 12 de julho, através do site oficial do evento.

Ministros de cinco pastas do Governo Federal já asseguraram sua participação: Luciana Santos representará a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nísia Trindade estará presente em nome da Saúde, Marina Silva representará o Meio Ambiente, Simone Tebet estará presente pela Pasta de Planejamento e Orçamento, e Camilo Santana representará a Educação.

Além desses, o renomado Philip Martin Fearnside, laureado com o Nobel da Paz pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), também confirmou presença.

A reunião da SBPC será um espaço de encontro para cientistas de destaque do Brasil e do exterior, professores, estudantes, autoridades e visitantes. O evento proporcionará debates sobre os avanços da Ciência através de oficinas, mesas-redondas, minicursos, exposições, feiras e museus itinerantes.

Programação

Com o tema "Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza", o evento apresenta uma extensa programação, contendo mais de 286 atividades tanto presenciais quanto virtuais.

No dia 8 de julho, está prevista a participação de 250 crianças, que serão transportadas diretamente das ilhas até o campus Guamá da UFPA, desembarcando no píer. Um total de 36 embarcações escolares, em cortejo, acompanharão alunos e professores das ilhas e áreas ribeirinhas.

Uma novidade é o "Paneiro: Espaço da Cultura Alimentar", onde os participantes poderão saborear a culinária paraense. Além de experimentar os pratos regionais, os visitantes poderão conhecer um pouco da história e das tradições por trás de cada preparo.

No dia 13 de julho, sábado, acontecerá mais uma edição do Dia da Família na Ciência. Os participantes terão a oportunidade de se envolver em atividades interativas de ciência e tecnologia, aprender sobre experimentos científicos e ter suas dúvidas respondidas por cientistas.

Festa da Ciência

Fundada em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) dedica-se à promoção do avanço científico e tecnológico, bem como ao desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde 1949, a SBPC tem realizado de forma contínua suas Reuniões Anuais, visando disseminar os progressos da ciência nacional em uma variedade de campos do conhecimento para toda a população.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.