Festival Folclórico de Altamira 2023 iniciou na noite desta quinta-feira (3) com apresentação das rainhas dos grupos. A abertura ficou por conta da Viviane Brilhante que dançou para o público que estava prestigiando o evento. Até que a primeira rainha, Maria Nadine, de apenas 14 anos, do grupo Flor da Juventude, entrou na arena trazendo a cultura paraense através do carimbó e também religiões de matriz africana. Foi pouco tempo de preparação até o festival.
"O nosso grupo folclórico na apresentação da miss, a gente sempre costuma trazer causas sociais, então, trouxemos a questão da intolerância religiosa, a religião Umbanda, que é a que mais tem intolerância no Brasil, que causa muitas mortes aqui. Então a gente trouxe esse assunto para mostrar para as pessoas o quando a gente precisa falar sobre isso", conta Maria Nadine.
Cerca de 10 mil pessoas são esperadas nos três dias de festival que segue até sábado, dia 5 de agosto, na Concha Acústica, na orla da cidade. O Festival Folclórico de Altamira está na 19ª edição com a participação de sete grupos representados por rainhas trazendo cultura e diversidade neste ano.
Na apresentação da rainha do grupo Tradição Aparecida, ela trouxe raízes do norte com uma "Yara Guerreira". A candidata investiu nas acrobacias e na dança, trazendo elementos como o rio e tribos indígenas.
O último grupo que se apresentou no festival que foi ganhador do ano passado, o Cisne Branco, trouxe o tema relacionado ao desmatamento. A rainha saiu de um gavião gigante para proteger a floresta e os animais que estavam sendo mortos pelos caçadores. Teve muito carimbó e danças típicas da amazônia.
O tempo da apresentação de cada uma era de 20 minutos e estava sendo cronometrado. A banca de jurados, avaliou cada apresentação das candidatas a rainha do Festival Folclórico 2023, como os detalhes dos cenários, a caracterização dos participantes e da candidata.
Foram vários meses de ensaio dos sete grupos folclóricos até chegar o dia do festival. O resultado da ganhadora deve sair no último dia. A organização do evento foi feita pela Associação dos Grupos Folclóricos de Altamira.
"A gente só tem a agradecer, não é fácil organizar um evento desse, mas a gente realiza com prazer. Com vontade de estar fazendo a cultura em Altamira e região.", afirma Primo Wellington, representante da AGFAL.
A edição desse ano traz não só cultura, como também aquece a economia com a venda de comidas típicas e a realização de mais um evento tradicional no município.
"Nós estamos muito felizes em apoiar essa manifestação que é uma manifestação popular, é uma manifestação do povo de Altamira e o que faz a Prefeitura aqui é apoiadora, incentivadora e financiadora desse sonho que vai fazer desses meninos, bons pais de família, que vai fazer desses meninos, profissionais exemplares que vão contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade.", conta Marcelo Dias, Secretário de Cultura.
Mín. 17° Máx. 35°
Mín. 20° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas