Pará Táxi aéreo
Avião que fez pouso de emergência em Uruará não poderia fazer táxi aéreo
Aeronave foi fretada por Éder Mauro na última semana
28/09/2022 15h32
Por: Redação Xingu230 Fonte: Confirma Notícia

Aeronave que passou por problemas com o trem de pouso no dia 20 de setembro, em Uruará, sudoeste do estado, não poderia estar fazendo taxi aéreo.

De acordo com o portal da ANAC, a Agencia Nacional de Aviação Civil, o Seneca Embraer Prefixo PT-RSL não tem autorização para fazer serviços de Táxi Aéreo, mas estava fretado para o Deputado Federal Éder Mauro, do PL.
 

Éder Mauro e sua comitiva, quatro pessoas, estavam na região cumprindo agenda de campanha quando foi informado que o avião que eles estavam utilizando teria sofrido um problema mecânico.

O bimotor perdeu o trem de pouso assim que o piloto tentou decolar da pista em Uruará. Apesar de não ser asfaltada, a pista tem as dimensões oficiais, 1.800 metros, e com 40 anos de experiência, o piloto conseguiu evitar um acidente. Após o incidente, ele relatou ao radialista Paulo Nobre, que após realizar uma manobra, ele conseguiu segurar o avião na pista e evitar que ele capotasse.

Após ser informado do incidente com o bimotor, Éder Mauro, através de sua assessoria, usou as redes sociais para falar sobre o que houve em Uruará, e dizer que todos estavam bem, que o caso aconteceu quando o piloto seguiria para Belém, e um dia depois, retornaria para buscar a equipe do parlamentar.

Por causa do problema com o trem de pouso, o avião precisou ser removido da pista, após fazer uma pesquisa na página da ANAC, foi descoberto que o bimotor não poderia estar prestando serviços de táxi aéreo, a informação está na página de consultas da agência. Esse não foi o único acidente envolvendo aeronaves fretadas por políticos, na região do Xingu. No último dia 19 um outro incidente foi registrado no aeroclube, em Altamira. um bimotor teve problemas para pousar e assustou quem estava no local.

Apesar do susto, ninguém se feriu.