Pará Chuva de Granizo
Moradora registra chuva de granizo em área rural de Medicilândia
Essa não é a primeira vez que esse fenômeno acontece na região do Xingu
22/09/2022 15h20
Por: Redação Xingu230 Fonte: Confirma Notícia

Uma moradora do KM 120 de Medicilândia, sudoeste do Pará, fez o registro de uma chuva de granizo no último dia 18 de setembro.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais a mulher mostra pedaços de gelo que caem junto com a chuva intensa na área rural. A moradora fica impressionada enquanto várias pedras de gelo ficam no chão. Uma outra habitante contou que o barulho da chuva era muito grande, principalmente no telhado.

"Eu estava muito preocupada principalmente com as crianças que ficaram assustadas com o barulho que era muito grande no telhado, como se fosse pedra no forro", disse Francinilde Pereira.

Em outro registro é possível ver como ficaram as casas do Distrito União da Floresta, no km 120, também na área rural do município. O morador mostra o teto de uma igreja que ficou destruído após a chuva de granizo na comunidade.

Apesar de raro, essa não é a primeira vez que esse fenômeno acontece na região do Xingu, por causa do clima ser mais quente do que em outras regiões do Brasil.

No ano passado, em Altamira, sudoeste do Pará, os moradores do bairro Cidade Nova também fizeram registros do fenômeno após uma forte chuva com vento. Já sobre a chuva de granizo em Medicilândia, a moradora diz que nunca tinha visto esse fenômeno e que teria acontecido apenas na agrovila.
 

"Eu conversei com pessoas de outros travessões e dizem que só foi uma chuva mesmo e pra cá foi essa chuva de tirar o fôlego", afirma Midian Oliveira.

 

Segundo o Inment, a pedra de gelo se forma em um tipo específico de nuvem, chamada de cumulunimbus, a mesma responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem costuma aparecer em regiões mais quentes e com altos índices de umidade.

Ainda segundo a meteorologia, quando as nuvens atingem altitudes elevadas, com temperatura abaixo de zero, a água liquida congela. Devido a fortes correntes de ar que existem dentro da nuvem é possível que a água congelada se precipite como pedaços de gelo.