Na manhã desta sexta-feira (22), o prefeito Claudomiro Gomes instalou o gabinete de crise para enfrentamento da Covid-19 em Altamira, integrando ações de órgãos municipais com estaduais e sociedade.
Durante uma longa reunião foram adotadas várias medidas, tanto na área da saúde, quanto na área da limpeza urbana, com o apoio das secretarias municipais de Administração e Finanças, Educação e Integração Social, bem como da Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito, Demutran.
O objetivo é fazer uma grande campanha de conscientização educativa, mas com uma mensagem grave: se não forem tomadas medidas restritivas e preventivas de forma mais séria, a população poderá enfrentar terríveis consequências, como falta de leitos nos hospitais, atendimentos de urgência, medicamentos, oxigênio e transporte de pacientes.
É possível afirmar que já há um colapso na saúde, pois o Hospital Regional Público da Transamazônica não tem mais leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19, o que deixa o município e todos da região, em alerta.
E é importante ressaltar que o uso da máscara, a higienização das mãos e principalmente o distanciamento social ainda são as melhores formas de se evitar o contágio pelo novo Coronavírus. Mas, ao surgimento dos primeiros sintomas, as pessoas devem procurar imediatamente o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, e em casos mais graves, irem diretamente para a UPA.
A segunda onda de contágio chegou forte no oeste do Pará. Altamira se une para fazer o enfrentamento.
Mín. 23° Máx. 30°
Mín. 23° Máx. 30°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 23° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.