Quinta, 25 de Fevereiro de 2021 01:49
93 991516680
Pará Pará

Segup vai coordenar a fiscalização de portos e embarcações na divisa entre Pará e Amazonas

A meta é o cumprimento do decreto do Governo do Pará, que proíbe a entrada em território paraense de embarcações de passageiros que venham do estado vizinho

15/01/2021 16h20
66
Por: Redação Xingu 230 Fonte: Agência Pará
Os agentes de segurança monitoram as embarcações na divisa do Pará com o Amazonas. Foto: Pedro Guerreiro / Arquivo Ag. Pará
Os agentes de segurança monitoram as embarcações na divisa do Pará com o Amazonas. Foto: Pedro Guerreiro / Arquivo Ag. Pará

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) coordenará as ações integradas dos demais órgãos de segurança estaduais para garantir a fiscalização nos portos e nas embarcações de passageiros entre os estados do Pará e Amazonas, a fim de impedir a entrada de pessoas oriundas do estado vizinho em território paraense, como medida preventiva à proliferação da Covid-19. A determinação do Governo do Pará, por meio do Decreto 1.273/2020, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (14).

“O decreto governamental publicado no Diário Oficial determina o fechamento das divisas do Estado do Amazonas com o Pará, para efeito de entrada no nosso Estado. As embarcações de passageiros estarão impedidas de entrar no território paraense, exceto as embarcações de cargas com tripulantes, que serão devidamente averiguadas e posteriormente liberadas, tendo em vista que não podemos impedir a entrada de cargas e insumos necessários”, explicou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Efetivo - As ações de fiscalização foram iniciadas nesta quinta-feira (14), com o apoio das polícias Civil e Militar, Grupamento Fluvial de Segurança (Gflu), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e das forças especializadas do Grupamento Tático de Operações (GTO) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), ambos da PM paraense.

O efetivo atuará nas fiscalizações dos portos da região Oeste do Pará, na divisa dos dois estados, principalmente nos municípios de Juruti, Oriximiná, Óbidos e Santarém. As ações serão realizadas nas 24 horas, com fiscalização em embarcações de passageiros e nas embarcações de cargas vindas do Amazonas.

O secretário Ualame Machado ressaltou ainda a atuação dos agentes de segurança no cumprimento do decreto estadual. “Contaremos com o apoio das polícias Militar e Civil, Graesp e Gflu, todos empenhados na fiscalização das fronteiras próximo aos municípios de Juriti, Terra Santa e Faro, para que possamos fiscalizar toda e qualquer embarcação que tente adentrar no nosso território, monitorando se de fato são embarcações de carga e/ou passageiros. Desde o dia de hoje, os passageiros serão impedidos de entrar no Estado. Estaremos empenhados com todos os meios da segurança pública, para que possamos fazer cumprir o decreto estadual”, afirmou o titular da Segup.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 01h40 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 30°

23° Sensação
10.7 km/h Vento
82.1% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio