Segunda, 27 de Junho de 2022
93 991516680
Geral Pará

Sedap apoia festival de cacau e do Chocolate na Transamazonica

Os municípios de Medicilândia e de Altamira- situados na Região de Integração do Xingu - estão entre os sete maiores produtores de cacau do Pará. Durante esta semana, ambos receberam a visita dos gestores do Programa de Desenvolvimento da...

27/05/2022 22h55
Por: Redação Xingu230 Fonte: Secom Pará

Os municípios de Medicilândia e de Altamira- situados na Região de Integração do Xingu - estão entre os sete maiores produtores de cacau do Pará. Durante esta semana, ambos receberam a visita dos gestores do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura no Pará (Procacau) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca ( Sedap), para tratar dos preparativos para os festivais de cacau desses municípios.

A Sedap apoia a realização de programações que visam mostrar o potencial da produção cacaueira no Estado.O Festival Internacional do Cacau e do Chocolate da Transamazonica - Chocolate Xingu 2022- que ocorrerá em Altamira, será realizado pela primeira vez. A programação reunirá todos os municípios localizados na área de influência da rodovia Transamazônica (BR- 230). O Festival será aberto no dia 30 de junho e se estenderá até o dia 3 de julho.

Já em Medicilândia, a data do tradicional Festival do Cacau está sendo definida e deverá ser realizado em agosto deste ano.

Parcerias- A proposta para a realização de reuniões preparatórias partiu da equipe do Procacau como forma de apoiar as ações de promoção do desenvolvimento da cadeia do cacau na maior região produtora do fruto. " A Sedap apoia a realização dos eventos voltados para a promoção do cacau paraense que ocorrem em nosso Estado. Então, durante esta semana, nos reunirmos com diversos representantes dos órgãos e instituições dos dois municípios para afinarmos os preparativos para esses importantes eventos", explicou Ivaldo Santana, coordenador do Procacau da Sedap que esteve acompanhado da engenheira agrônoma da Sedap, Dulcimar Melo, que também integra a equipe do programa da secretaria.

Em Medicilândia, a reunião foi realizada no gabinete do presidente da Câmara Municipal, vereador Jari Teixeira. Além da Sedap, participaram da reunião o engenheiro agrônomo da Sedap na Transamazônica,  Luiz Otávio Rabelo, a titular da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo ( Sectur), Suelen Felizardo e Francisco Francês, chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Medicilândia.

No município de Altamira, a reunião preparatória ocorreu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ( Senar) que integra o Sistema da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará ( Faepa), que atua na parceria de apoio aos festivais. Além dos representantes da Sedap, a reunião contou com demais integrantes dos órgãos realizadores do festival como a Prefeitura de Altamira, lideranças das cooperativas dos produtores de cacau e chocolate, autoridades técnicas locais e membros da sociedade civil.

Ainda no município, a equipe da Sedap participou de um encontro na sede da Prefeitura de Altamira com a participação do prefeito Claudomiro Gomes, do secretário de agricultura, Almir Uchôa, do presidente da Câmara Municipal dos Vereadores, SilvanoFortunato e do vice prefeito ,Jorge Gonçalves.

Texto: Rose Barbosa/ Ascom Sedap

Por Governo do Pará (SECOM)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Altamira - PA
Atualizado às 07h52 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

22° Sensação
2.8 km/h Vento
80.4% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (28/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (29/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio