Segunda, 27 de Junho de 2022
93 991516680
Geral Pará

Carretas da Paz realizam cursos de informática, estética e gastronomia em Mosqueiro

"Melhor projeto que já existiu em Mosqueiro". Foi desta forma que o adolescente Sérgio Matheus Franco, de 15 anos, definiu a presença das Carretas da Paz que estiveram na ilha durante a semana de 23 a 28 de maio.  Sérgio Matheus que é PCD,...

27/05/2022 22h50
Por: Redação Xingu230 Fonte: Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Foto: Divulgação
"Melhor projeto que já existiu em Mosqueiro". Foi desta forma que o adolescente Sérgio Matheus Franco, de 15 anos, definiu a presença das Carretas da Paz que estiveram na ilha durante a semana de 23 a 28 de maio. 

Sérgio Matheus que é PCD, foi aluno da turma de Informática Básica que se encerrou nesta sexta-feira (27). Usando apenas os dedos mínimo e polegar da mão esquerda para digitar, ele deixou a definição e a mensagem que emocionou a todos: "Está sendo uma oportunidade única. Eu nunca entrei em uma sala de computação".

Aluno Sergio Matheus
Aluno Sergio Matheus - (Foto: Divulgação)
Para os realizadores do projeto Carreta de Informática, depoimentos como esse mostram que o projeto está no caminho certo. "Estamos aqui muito emocionados com o que escreveu o Matheus sobre a oportunidade de estar fazendo esse curso. Mostra a grandeza e importância de nosso projeto", pontuou Francivaldo Nunes.

Além da Carreta de Informática, também estiveram no distrito de Mosqueiro a da Estética e a de Gastronomia. Todas são coordenadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Foto: Divulgação
As Carretas da Paz fazem parte do projeto “TerPaz, Formação Profissional” do Governo do Pará, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), e têm parceria da empresa Alcoa, que doou as carretas equipadas e prontas para executar as atividades.

O objetivo do projeto é facilitar o acesso à formação profissional tecnológica, oferecendo qualificação aos jovens e adultos, moradores de outras regiões de abrangência do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

A Carreta de Informática conta com a parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA) e ofertou os cursos de Informática Básica e Excel Avançado aos moradores de Mosqueiro. 

Entrega do laboratório de informática
Entrega do laboratório de informática - (Foto: Divulgação)
Também esteve no distrito a Carreta de Estética, em parceria com o Senac, que ofereceu os cursos de Design de Sobrancelhas e Embelezamento de Cílios e de Técnicas Básicas para Barbeiro. A outra Carreta presente na ação foi a de Gastronomia que tem a parceria da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e ofertou o curso Habilidades e Técnicas de Cozinha.

Laboratório

Ainda em Mosqueiro, na segunda-feira (23), aproveitando a ação da Sectet, a titular do órgão, Edilza Fontes, esteve na escola municipal Honorato Filgueiras para inaugurar o laboratório de informática do lugar que também abriga as turmas do Forma Pará que funcionam na ilha. Ao todo foram entregues 30 computadores.

Por Fernanda Graim (SECTET)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Altamira - PA
Atualizado às 07h29 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

22° Sensação
1.8 km/h Vento
90.2% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (28/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (29/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio