Sábado, 23 de Janeiro de 2021 05:59
93 991516680
Pará Consulta pública

Seduc lança consulta pública com a versão preliminar do Documento Curricular do Estado do Pará

Na ocasião, além de debater o processo de construção do Documento, também se discutiu o projeto do Novo Ensino Médio

11/01/2021 16h48
31
Por: Redação Xingu 230 Fonte: Agência Pará
Seduc lança consulta pública com a versão preliminar do Documento Curricular do Estado do Pará

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), realizou, na manhã desta sexta-feira (8), a cerimônia de abertura da consulta pública da proposta preliminar do Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPA) - Ensino Médio. O evento ocorreu no auditório Dionísio Hage, no prédio-sede da Seduc, em Belém, e reuniu diversos gestores, educadores e representantes da educação pública paraense, de forma presencial e também virtual.

A construção do DCEPA tem fases distintas. Neste sentido, é preciso compreender os movimentos que ocorreram desde 2015, até os dias atuais, para que esse programa conseguisse avançar. É essencial para se ter a percepção do processo, assim como contextualizar o desenvolvimento dessa proposição mediante o contexto da “reforma” que, no âmbito da Educação Básica, impacta diretamente o ensino médio.

Em 2018, foram apresentadas à comunidade escolar paraense, as etapas referentes à educação infantil e ao ensino fundamental que, por sua vez, foram aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Pará (CEE/PA). A partir de agora, se inicia a divulgação do DCEPA para a etapa do ensino médio, que compreende uma totalidade integrante da educação básica.

Por esta razão, a ampla divulgação e o conhecimento por parte da sociedade sobre o Documento Curricular, contribui e fortalece as políticas públicas educacionais, a fim de efetivar o esforço coletivo de diferentes profissionais, instituições e da sociedade como um todo, dos projetos pedagógicos nas redes de ensino e escolas que compõem o Sistema Estadual de Ensino.

A secretária de Estado de Educação, Elieth Braga, falou sobre a importância dos profissionais envolvidos em todo processo de construção do Documento Curricular, além das ações que estão em execução para assegurar a ampla divulgação e conhecimento à toda comunidade escolar que será impactada com essa nova proposta de ensino.

“A Seduc tem uma grande equipe técnica, e os técnicos da área pedagógica compõem o coração desta secretaria. Então, a Mari Elisa tem esta grande missão de coordenar o Novo Ensino Médio, para fazer o que precisa de fato ser feito, obedecendo às normas legais, sem perder de vista a participação de cada ente, de cada aluno, de cada segmento, que devem ser ouvidos em todo esse processo. Estamos em nossas redes sociais, com ampla divulgação desta consulta pública e esperamos que a participação seja massiva, pois desta forma, vai espelhar aquilo que a sociedade de fato pensa deste novo momento da educação e daquilo que ainda precisamos avançar”, afirma a titular da Seduc.

De acordo com a coordenadora de Ensino Médio, Mari Elisa Almeida, o Documento Curricular deve chegar em todos os locais, para que as pessoas possam contribuir com a melhoria do ensino médio no Pará. A gestora também disse que todos estão convidados para contribuir, para ler e acessar o documento, e que a próxima etapa mediante essa contribuição da comunidade será a apreciação pelo CEE/PA.

“Neste momento inicial, a apresentação do Documento Preliminar - Ensino Médio, está em processo de divulgação, leitura e contribuições dos diversos segmentos da educação, sejam eles professores, alunos e a comunidade em geral. O ensino médio é uma etapa tão importante e, agora é a oportunidade de todos contribuírem para renovar o nosso ensino médio, com novas metodologias e novas oportunidades de aprendizagens. Devido a esse período da pandemia da Covid-19, tivemos que aprender e nos reinventarmos, juntamente com os nossos alunos, dessa forma, a Seduc já vem disponibilizando novas metodologias e inovações no ensino”, comentou.

A representante do Conselho Estadual de Educação, Beatriz Padovani, enfatizou que o ensino médio é a etapa da educação básica de maior responsabilidade do Estado e, que é preciso tornar essa fase educacional ainda mais atrativa para os alunos, pois modernizar sua oferta vai poder dar diversidade para o aluno, no ponto de vista pedagógico.

“Se nós, enquanto país e Estado, não conseguirmos melhorar a qualidade do ensino médio e superior, a gente não gera empregabilidade e não qualifica a nossa população. Portanto, é de suma importância a aprovação rápida e a implementação do novo Documento Curricular, pois o nosso ensino médio precisa disso. Eu sempre fui a favor da reforma, acho que já tinha que mudar, o ensino médio precisa se encontrar enquanto etapa da educação básica, pois ele não é só o caminho para o ensino superior, ele por si só tem a sua importância. Então a gente tem que pedir que a sociedade participe, leia, tome pra si esse documento, pois ele tem um poder transformador para o nosso futuro”, pontuou. 

ETAPAS DA PROPOSTA DE DOCUMENTO CURRICULAR

1 - Webinários: Inicialmente, serão realizados 40 Webinários Integradores do DCEPA - etapa Ensino Médio, nos pólos educacionais, com o intuito de apresentar a versão preliminar do documento, bem como o mapeamento das impressões e contribuições do sistema de ensino estadual para o DCEPA. As conferências virtuais desta etapa do programa irão ocorrer mediante o cenário epidemiológico do estado que, neste momento, inviabiliza a participação presencial para a discussão crítica.

2 - Consulta Pública do DCEPA (Ensino Médio - 1ª versão): Nesta etapa, haverá a apresentação do documento que visa fortalecer o sistema estadual de ensino, por meio da discussão crítica do DCEPA. Após a execução desta fase, as impressões e contribuições serão sistematizadas e analisadas pelos redatores de currículo do ProBNCC - Ensino Médio, para avaliação e possíveis incorporações.

3 - Leituras Críticas do DCEPA (Ensino  Médio): Esta fase compreenderá uma equipe de profissionais na área curricular (professores e doutores experientes em currículo e nas áreas de conhecimento), além de especialistas do Instituto Reúna.

4 - Sistematização e Incorporação das Contribuições da Consulta Pública: Neste momento, será analisado e avaliado pela equipe de redatores do ProBNCC - Ensino Médio e posterior incorporação ao DCEPA - Ensino Médio (2ª versão preliminar) das contribuições dos Webinários Integradores e das Leituras Críticas; incorporação das contribuições e revisão da 2ª versão do documento curricular; validação da versão final do DCEPA - Ensino Médio na Seduc/PA; editoração do documento final e impressão da versão final.

5 - Protocolo e Apresentação do DCEPA: Finalizando todo o trâmite, o Documento Curricular - etapa Ensino Médio será apreciado no Conselho Estadual de Educação - Pará, para o fluxo de aprovação.

Texto: Vinícius Leal - (Ascom/Seduc)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 05h58 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 33°

21° Sensação
6.8 km/h Vento
93.6% Umidade do ar
83% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio