Sábado, 21 de Maio de 2022
93 991516680
Geral Pará

Sespa lança cartilha de saúde bucal para os povos quilombolas

Em linguagem acessível, publicação reforça a prevenção de doenças bucais como a cárie e adoção de medidas simples que ajudam a manter a saúde da boca e dentes

13/05/2022 12h05
Por: Redação Xingu230 Fonte: Secom Pará

Organizada e editada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a “Cartilha de saúde bucal para quilombolas” foi lançada na última quinta-feira (12), durante as ações do Governo do Estado ocorridas em Bragança, nordeste do estado.

A publicação faz parte das ações da Sespa de valorização dos povos quilombolas e contém informações sobre como fazer uma higienização de forma correta e eficaz. Orienta ainda sobre a utilização certa do fio dental, a limpeza adequada da língua e da escova de dental. “A medida tem o objetivo orientar essas populações dentro das próprias comunidades. É o Governo do Estado também presente na rotina dos quilombolas”, explica a odontóloga e coordenadora de Saúde Bucal da Sespa, Alessandra Amaral. 

Amaral reforça que manter a higiene da boca em dia é fundamental para prevenir problemas, como a cárie e as doenças periodontais. Essas doenças podem e devem ser prevenidas como parte dos cuidados gerais em saúde. “Quando dentes e/ou gengivas são afetados, não somente a saúde bucal fica prejudicada, mas também a saúde como um todo. Afinal, boca e corpo estão conectados. Doenças como a periodontite colocam o paciente em maior risco para diabetes ou doenças cardiovasculares”, alerta.

A cartilha também recomenda que rotina de autocuidado deve ser mantida com a boca, sempre escovando os dentes, no mínimo, três vezes ao dia (cada escovação deve ter a duração de aproximadamente dois minutos), além de utilizar o fio dental todos os dias. 

Para o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, a orientação para a prevenção de doenças bucais, sobretudo a cárie, é essencial no exercício do cuidado prestado às pessoas quilombolas como medida preventiva, a fim de orientar para que os problemas dentários não se tornem complexos.

Por Mozart Lira (SESPA)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Altamira - PA
Atualizado às 22h01 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 29°

30° Sensação
8.4 km/h Vento
82.6% Umidade do ar
80% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio