Quarta, 30 de Setembro de 2020 11:40
93 991516680
Pará Campanha

Campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos começa no Pará

Pets a partir de três meses de idade devem ser imunizados.

16/09/2020 13h58
67
Por: Redação Xingu 230 Fonte: G1 Pará
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Começou nesta segunda-feira (14) e se estende até o dia 31 de outubro a campanha nacional de vacinação antirrábica de cães e gatos. Estão disponíveis cerca de 1,5 milhão de doses de vacinas no Pará. Pets a partir de três meses de idade devem ser imunizados.

Para a campanha em todo o Estado, há uma estimativa de que 7.000 postos estejam disponíveis à população. A meta é vacinar 1.297.348 animais, dos quais 1.001.550 cães e 295.798 gatos.

Para a campanha em todo o Estado, há uma estimativa de que 7.000 postos estejam disponíveis à população, com a atuação de 17 mil profissionais de saúde dos municípios.

A Coordenação Estadual de Zoonoses da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), a campanha é essencial já que o Pará é um dos estados brasileiros que têm prioridade para receber as doses de vacinas antirrábicas por ter registrado casos de raiva humana em 2004 e 2005, quando surtos expressivos de raiva humana transmitida por morcegos hematófagos foram descritos no Pará e Maranhão.

Em 2018, um novo surto foi documentado com registro de dez casos, dos quais nove eram menores de 18 anos, residentes em área ribeirinha do município de Melgaço, com histórico de ataques de morcegos hematófagos e sem realização de profilaxia antirrábica pós-exposição. A maioria das vítimas residia em área rural, ribeirinhas ou remotas.

“Dentre os casos de raiva humana transmitidos por espécies urbanas domésticas, os últimos ocorridos foram: por felino (gato doméstico), em outubro de 1994, em um menino de Novo Repartimento, e por canídeo (cão doméstico), em fevereiro de 2002, em paciente masculino adulto, oriundo do município de Itupiranga”, relata a nota técnica. No ano passado, 18 casos de raiva animal foram registrados no Pará. Em 2018, o número de animais infectados pela doença chegou a 50.

A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é transmitida principalmente por meio da mordida de animais infectados. A raiva apresenta letalidade de, aproximadamente, 100%, e alto custo na assistência preventiva/curativa às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer.

O médico veterinário da Coordenação de Zoonoses da Sespa, Alberto Begot, lembra que nos casos de agressão de animais ao ser humano, a orientação é procurar imediatamente assistência médica nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde. Segundo ele, o profissional de saúde deve avaliar se há necessidade ou não de prescrição que atenda os esquemas de profilaxia contra a raiva. “Quase todas as pessoas ou animais que pegam raiva, vem a óbito, daí a importância da vacinação anual para o controle e para não ter casos de raiva”, afirmou.

As vacinas estão sendo enviadas pela Sespa aos Centros Regionais de Saúde (CRS), que já estão disponibilizando o material para as secretarias municipais de saúde.

Municípios do Xingu que realizarão Campanha Antirrábica:

10º CRS: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu;

Serviço:

A Sespa disponibilizou ainda, para a população, um modelo de carteira de vacinação (clique aqui) que pode ser impresso e levado para ser preenchido pelo serviço de saúde.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 11h38 - Fonte: Climatempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 35°

33° Sensação
14.8 km/h Vento
52% Umidade do ar
90% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio