Quarta, 30 de Setembro de 2020 12:38
93 991516680
Geral Orientações fumantes

Fumantes precisam de atenção redobrada para a Covid-19

Especialista orienta sobres os riscos no consumo do cigarro e apresenta dicas para largar o vício.

01/09/2020 18h14
183
Por: Redação Xingu 230
Fumantes precisam de atenção redobrada para a Covid-19

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), além de fazer mal para a saúde, fumar aumenta consideravelmente o risco de desenvolver a forma mais grave da Covid-19.

A informação é reforçada por Cassiano Barbosa, cirurgião geral e urologista que atua pela Pró-Saúde, como diretor Técnico no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA).

"Estudos já apontam que os fumantes são os mais vulneráveis a doenças infecciosas, como, por exemplo, a Covid-19. O tabaco afeta substancialmente a resposta imune do organismo, prejudicando o sistema de defesa contra vírus e bactérias", explica.

Segundo nota técnica divulgado pelo INCA, as chances de adquirir a forma mais grave da doença são 14 vezes maiores entre fumantes do que entre não fumantes.

O especialista da Pró-Saúde ressalta que a melhor prevenção contra a doença é para de fumar, e da cinco dicas para diminuir o consumo do cigarro:

- Não deixe de buscar ajuda profissional e apoio médico, fundamental para vencer o vício;

- Escolha um método, que pode ser abrupto ou gradual, para restringir o hábito de fumar. O tratamento do tabagismo é individualizado, e muda de pessoa para pessoa;

- Execute técnicas de respiração e atividades físicas em casa para controlar a ansiedade;

- Encontre substitutos saudáveis quando sentir vontade de fumar, ingerindo frutas geladas picadas, bebendo água gelada ou consumindo água de coco, por exemplo;

- Evite o consumo exagerado de café e bebidas alcoólicas que, de acordo com estudos científicos, está associado ao consumo excessivo de cigarro.

O HRSP é referência para 22 municípios no tratamento de casos graves da Covid-19. A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela Pró-Saúde desde 2006. O hospital presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 12h19 - Fonte: Climatempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 35°

33° Sensação
14.6 km/h Vento
52% Umidade do ar
90% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio