Quarta, 26 de Janeiro de 2022
93 991516680
Geral Pará

Santa Casa assina termo de cooperação do projeto Calçada Legal para ordenamento de ambulantes

Representantes da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Serviços Nacional de aprendizagem Comercial (Senac) e da Faculdade Cosmopolita, além de trabalhadores ambulantes da área do...

13/01/2022 16h25
41
Por: Redação Xingu230 Fonte: Secom Pará

Representantes da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Serviços Nacional de aprendizagem Comercial (Senac) e da Faculdade Cosmopolita, além de trabalhadores ambulantes da área do entorno da Santa Casa participaram, nesta quinta-feira (13), da assinatura do Termo de Cooperação do Projeto Calçada Legal.

A ação tem como objetivo organizar a atuação de ambulantes no entorno da Santa Casa para a melhoria da acessibilidade da entrada principal da FSCMPA, assim como a capacitação dos trabalhadores para oferecem serviços pautados nas boas práticas voltadas a qualidade e segurança do serviço prestado e redução de riscos ao meio ambiente e à saúde do consumidor, como ressalta Valda Valente, diretora de planejamento da Santa Casa.

“A execução desse projeto é uma forma da gente organizar esse serviço oferecido pelos ambulantes, melhorar a acessibilidade dos usuários da instituição e trabalhar a responsabilidade social, quando com o apoio das demais instituições parceiras do projeto (Secon, Senac e Faculdade Cosmopolita), a gente vai também proporcionar a esses trabalhadores uma qualificação, por meio de diversas capacitações”, afirma a diretora.

Para o ambulante, Cláudio Brito, que vende frutas na frente do hospital há cerca de 6 anos, uma oportunidade de trabalhar melhor e de forma mais segura. “Há anos a gente vivia fugindo da fiscalização e nunca ninguém havia tido uma iniciativa dessa. Mas agora, a Santa Casa com essas parcerias está dando essa possibilidade da gente trabalhar melhor e também manter a limpeza e a organização do nosso local de trabalho, pois esse é um trabalho humilde, mas digno”, afirma o ambulante.

Para o secretário municipal de economia, Apolônio Brasileiro, a iniciativa, encabeçada pela Santa Casa, mostra uma nova forma de se olhar o espaço público como um espaço que precisa ser compartilhado por todos, mas de forma ordenada.

“De forma organizada, a calçada pode ser usada pelos pedestres e demais usuários e servidores da Santa Casa e tem como ser usada também pelos trabalhadores informais, porque essa é uma realidade, pois estamos falando de uma cidade onde 70% da riqueza gerada vem da atividade informal e por conta disso, a gente tem que organizar”, resume o secretários.

O projeto Calçada Legal foi idealizado pela Santa Casa e contou com a participação de vários setores do hospital, desde a infraestrutura, passando pelo desenvolvimento de pessoas, comitê de humanização e diretorias.

De acordo com Vitor Maués, integrante da comissão de implantação do projeto, com a formalização do acordo, o projeto inicia agora a sua fase de execução. “O próximo passo será a capacitação desses trabalhadores informais para que eles possam qualificar o seu atendimento, seguindo todos os encaminhamentos da Secretaria de Economia, além de receberem dos outros parceiros treinamentos relacionados às práticas de manipulação e a preservação do espaço”, ressalta Vitor.

O projeto calçada legal prevê o ordenamento e padronização de 10 ambulantes que atuam na calçada do entorno da Santa Casa.

Texto: Etiene Andrade - Ascom Santa Casa

Por Governo do Pará (SECOM)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Altamira - PA
Atualizado às 11h25 - Fonte: Climatempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 32°

33° Sensação
6 km/h Vento
75% Umidade do ar
67% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio