Quarta, 30 de Setembro de 2020 11:38
93 991516680
Cidades Musicoterapia

Musicoterapia é usada para auxiliar na recuperação da COVID-19 no Hospital de Campanha de Altamira

Com voz e violão, os colaboradores levam um momento de descontração para quem está acostumado com o silêncio dos corredores.

31/08/2020 18h05
116
Por: Redação Xingu 230 Fonte: ASCOM HCA
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os corredores do Hospital de Campanha de Altamira foram tomados por um clima de alegria com a realização do Projeto de Musicoterapia realizado pelo setor do Psicossocial. A música chegou até os pacientes por meio do talento artístico de alguns colaboradores da Unidade.

A proposta do projeto é proporcionar alívio da ansiedade e do estresse para aqueles que estão em tratamento, além de oferecer um atendimento cada vez mais humanizado aos pacientes.

A psicóloga Amanda Cordeiro fala sobre os benefícios da musicoterapia que, além de estimular o bom humor, também aumenta a disposição e, consequentemente, reduz sentimentos negativos que podem prejudicar a evolução do tratamento. “A música age diretamente na região do cérebro que é responsável pelas emoções, isso gera motivação e afetividade, aumentando assim a produção de endorfina que estimula a sensação de alegria, conforto e prazer, entre outros benefícios”, enfatiza.

 

Ação elogiada

A paciente Mara Elenita disse que a visita musical trouxe para ela uma renovação para a esperança. “Às vezes o silêncio da nossa alma está tão grande que até a letra da música foge da memória. Aí vocês chegam aqui cantando e nos trazendo alegria”, disse.

O vocalista da ação e também colaborador do Hospital, Joab de Oliveira, falou da emoção de ser voluntário. “Não tem nada mais gratificante do que ver o semblante alegre dos pacientes. Meu coração ficou a mil porque pude ver a alegria que trouxemos para cada um através da música”, enfatiza.

Elessandro de Lima, que é motorista de ambulância no HCamp e também toca violão voluntariamente nas sessões de musicoterapia, ressalta a importância que a música tem. “Foi muito gratificante para mim ver a emoção dos pacientes através da música e poder contribuir de alguma forma trazendo alegria em um momento tão difícil como este”, fala. 

A equipe responsável pela operacionalização é formada por psicólogos, assistentes sociais, colaboradores voluntários e tem a retaguarda da enfermagem e dos médicos plantonistas. As sessões de musicoterapia passarão a ser realizadas semanalmente no Hospital de Campanha de Altamira.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Altamira - PA
Atualizado às 11h38 - Fonte: Climatempo
31°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 35°

33° Sensação
14.8 km/h Vento
52% Umidade do ar
90% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio