Senador José Porfírio ficou em 3º lugar no ranking entre as cidades do estado do Pará, com as piores taxas de isolamento social registrado neste domingo (26), foram 33,3%, e nesta segunda-feira, dia 27, o município continuava em 3º lugar nas piores taxas com 26,36%. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 70% da população em casa.
Segundo último boletim divulgado dia 27 de julho pela Sespa, Senador José Porfírio possuía 482 casos positivados, 441 recuperados, e 16 mortes por covid-19, estando assim, juntamente com a cidade de Uruará, em 4º lugar dentre os municípios da Região Xingu que mais tem mortes ocasionadas pela doença.
As demais cidades com maior registro de desobediência à recomendação de ficar em casa e com baixo índice de isolamento no fim de semana foram Curuá com 30,2%, e Goianésia do Pará com 31,4%.
Já as cidades do Pará que alcançaram melhores índices no domingo, foram Faro com 65,6%, Nova Esperança do Piriá com 63,9% e Pau-d’Arco com 63,3%.
Segundo a SEGUP, o Pará ocupou neste domingo (26), a 24ª posição no ranking nacional de isolamento social, registrando 46,53% de pessoas em casa para evitar a proliferação da Covid-19.
O titular da Segup, Ualame Machado, destaca que a redução no índice de isolamento social reflete a reabertura, gradativa, de serviços antes não liberados. Mas ele ressalta que o distanciamento social deve ser seguido por todas as pessoas que podem ficar em casa. "O retorno é gradual e deve ser feito com muita responsabilidade. Àqueles que ainda puderem, pedimos que fiquem em casa. As outras pessoas que precisam sair, pedimos que permaneçam tendo os mesmos cuidados, como o uso de máscara e álcool 70%, tudo para reduzir os riscos de contaminação", acrescenta.
Xingu 230, com informações de Agência Pará
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 23° Máx. 32°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.