Sábado, 04 de Dezembro de 2021
93 991516680
Geral Pará

Painel internacional debate rastreabilidade da pecuária garantida pela Plataforma SeloVerde

Secretário de Meio Ambiente do Pará falou, na COP 26, sobre a aceleração do Cadastro Ambiental Rural como base de informação para conter o desmatamento

06/11/2021 17h10
66
Por: Redação Xingu230 Fonte: Secom Pará

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Mauro O’de Almeida, participou do painel ‘Soluções para ganho de escala de práticas de baixa emissão de carbono na agropecuária brasileira’, neste sábado (06), durante oBrazil Climate Action Hub, na Conferência do Clima da ONU (COP 26), em Glasgow, na Escócia.

No painel foi debatido o papel de ferramentas para a implementação de práticas sustentáveis na agropecuária brasileira. Mauro falou sobre os desafios e diversidade econômicas e sociais do Pará, principalmente em relação ao passivo de recuperação do desmatamento. “É necessário insumos de informações tecnológicas de campo. O CAR é um instrumento vital para ter essa dimensão sobre o desafio e a solução que se apresenta. Nesse aspecto reforçamos o pessoal, melhoramos os fluxos de análise do CAR e saímos de menos de mil CARs analisados por ano para mais de 3.700 análises por mês em outubro. Vamos chegar ao final de 2021 com 50 mil CARs analisados”, informou o secretário.

O titular da Semas comentou a parceria com o CIT - Centro de Inteligência Territorial e Universidade Federal de Minas Gerais -,  que deu origem à Plataforma SeloVerde. “Falamos sobre a as iniciativas positivas em relação a cadeias produtivas e apontamos a nossa aceleração de Cadastro Ambiental Rural e da Plataforma SeloVerde, que realiza a rastreabilidade da cadeia da pecuária e que dá insumos de informações para que possamos acelerar nosso processo de análise de CAR. Foi a convite da Coalisão Clima e Floresta e do Imaflora e que foi positivo para apresentarmos o que o Estado do Pará já está fazendo. Nada é promessa ou plano, já é uma realidade no Estado do Pará”, destacou o titular da Semas.

A SeloVerde também permite incorporar informações sobre uso da terra por diversos órgãos estaduais do Pará em um banco de dados integrado com o objetivo de se combater o desmatamento ilegal, promover a regularização fundiária e prover de um modo transparente a rastreabilidade da produção agropecuária.
Além de Mauro, participaram Juliana Lopes (Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura); Gustavo Souza (CDP América Latina); Raoni Rajão (Universidade Federal Minas Gerais); Taciano Custódio Minerva; e Isabel Garcia Drigo (Imaflora).

A partir das trocas sobre casos práticos, o painel discutiu soluções para avançar as agendas de uso da terra e da atuação de governos subnacionais para ganho de escala de ações climáticas na agropecuária.
COP 26 O evento reúne autoridades, integrantes do setor privado, representantes do governo do Pará e do governo brasileiro para discutir a relação entre a transparência, produção, investimento e comércio internacional livre de desmatamento.

Por Governo do Pará (SECOM)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Altamira - PA
Atualizado às 19h43 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 32°

25° Sensação
7.3 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio