Quinta, 13 de Agosto de 2020 00:07
93 991516680
Pará Energia em alta

Procon convoca Equatorial para explicar aumentos na conta de energia

Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor informa que o consumidor tem direito de solicitar perícia em caso de dúvida sobre a medição no local em que reside ou trabalha

22/07/2020 18h08 Atualizada há 2 semanas
955
Por: Redação Xingu 230 Fonte: Agência Pará
Procon convoca Equatorial para explicar aumentos na conta de energia

*Atualização com nota da Equatorial Energia.

O aumento da conta de energia dos paraenses durante a pandemia de Covid-19 foi o tema da reunião entre o Procon e representantes da Equatorial Energia, nesta terça-feira, 21, na sede da diretoria do órgão de proteção ao consumidor.

Os representantes da concessionária foram questionados quanto ao processo de medição do consumo de energia e sobre as ações da empresa para ajudar os consumidores. Foi solicitada também a prorrogação dos programas de parcelamentos das contas em atraso, para evitar a inadimplência dos consumidores.

“Como recebemos muitas denúncias, percebemos que tem que ser analisada, de fato, esta situação, para que possamos chegar à conclusão se os consumidores estão utilizando mais energia ou se há irregularidade nos medidores da Equatorial", ponderou o diretor do Procon Pará, Nadilson Neves.

Na semana passada, junto com uma equipe do Instituto de Metrologia do Pará (Inmetro Pará), os fiscais do Procon avaliaram como funciona a verificação dos medidores, o processo de captação do uso de energia e a perícia que pode ser feita em cada equipamento. Para que o consumidor pague um valor maior, é necessário que haja um registro comprovado do aumento de consumo da unidade.

O diretor reforça ainda que o consumidor que tiver dúvida sobre a medição no local em que reside ou trabalha, ele tem o direito de solicitar perícia no Procon Pará, no ImetroPará ou na própria concessionária. 

Em caso de denúncias, é importante que sejam apresentados os comprovantes dos valores de contas anteriores, além de registro pelo Disque-Denúncia (151), telefone fixo 3073-2827, pelo e-mail [email protected] ou ir até a sede, na Trav. Lomas Valentinas, n° 1150, Pedreira, Belém. O Procon integra a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

 

Nota da Equatorial Energia

A Equatorial Pará, sempre primando pela transparência e respeito aos seus clientes, esclarece que a reunião realizada com o Procon ocorreu por solicitação da própria Distribuidora, tendo o intuito de evidenciar sua atuação durante o período de isolamento ocasionado pela pandemia do Coronavirus. Na oportunidade, foi explicado aos representantes do órgão e do Inmetro, que também participou do encontro, como a empresa adequou sua estrutura de atendimento para permitir que os consumidores continuassem a ter acesso aos serviços de forma remota.

Embora estejamos em isolamento social, com as pessoas passando mais tempo em casa e justamente no período de verão amazônico, estação mais quente no Estado, quando historicamente há o registro de aumento no consumo de energia elétrica nos lares paraenses em cerca de 2%, a empresa demonstrou que estes fatores não tem implicado no aumento de registro de reclamações de consumo, seja em seus canais de atendimento, no judiciário ou demais órgãos de defesa do consumidor.

Durante o encontro a empresa esclareceu pontos relacionados ao seu sistema de medição, deixando claro que todos os nossos medidores são os mesmos utilizados em todas as distribuidoras de energia do país e possuem a homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e dos demais órgãos reguladores.

A empresa apresentou ainda o resultado de uma perícia conduzida pelo Ministério Público Estadual e Procon de Altamira, a qual analisou uma amostra dos medidores da companhia instalados em unidades que reclamaram sobre o valor das faturas. Nenhum dos medidores analisados apresentou qualquer erro de registro a maior, o que também demonstra a lisura e a confiabilidade dos equipamentos utilizados pela concessionária.

É importante destacar que os consumidores tem o direito de requerer uma perícia em seus equipamentos de medição diretamente para a Concessionária, sempre que desejar. Nestes casos, o equipamento será enviado para o próprio Inmetro Pará realizar a avaliação e só haverá custo para o consumidor se ficar atestado que o equipamento está funcionando regularmente.

Em caso de dúvidas sobre os valores cobrados na conta de energia, a empresa direciona que seus clientes acessem os canais de atendimento, por meio do site www.equatorialenergia.com.br, o aplicativo Equatorial Energia ou ainda pela Central de Atendimento no 0800 091 0196.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 23h53 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 34°

30° Sensação
10 km/h Vento
64.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Sábado (15/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Anúncio