Sábado, 15 de Agosto de 2020 10:35
93 991516680
Cidades do Xingu Projeto Pipas

Equatorial Pará lança Projeto Pipas que une educação e diversão

Crianças e adolescentes serão beneficiadas com ações de educação e informação sobre os cuidados com a rede elétrica

22/07/2020 14h05
113
Por: Redação Xingu 230
Empinar pipas próximo à rede elétrica pode causar graves acidentes. Além do risco de choque, a brincadeira em local inapropriado pode oferecer consequências graves.
Empinar pipas próximo à rede elétrica pode causar graves acidentes. Além do risco de choque, a brincadeira em local inapropriado pode oferecer consequências graves.

O ato de empinar pipa é uma diversão passada de geração em geração. A brincadeira representa anos de tradição, mas ao mesmo tempo exige muitos cuidados, sobretudo com a fiação elétrica. Pensando nisso, a Equatorial Energia lançou o Projeto Pipas, que vai aliar informação à diversão, em formato impresso e digital, para crianças e adolescentes de cidades do Pará.

De forma lúdica e descontraída, uma galerinha antenada sobre o mundo das pipas, papagaios, curicas e rabiolas, a Turma do Geral, explica a historicidade do brinquedo e traz um questionário com perguntas para quem entende deste universo.

APLICATIVO

Para contemplar todos os ambientes aos quais permeiam a realidade de muitos jovens, na região Xingu o Projeto disponibilizará o aplicativo Mestre das Pipas, que revelará, por meio de games de perguntas, os mais conhecedores sobre a brincadeira e sobre os cuidados a serem tomados. Gratuitamente, as pessoas já podem ter acesso ao jogo que está disponível para o sistema operacional android.

Após baixar, é só dar play e entrar na interatividade. Para jogar na plataforma, o usuário poderá entrar de forma anônima ou criar um login próprio, com e-mail e senha, ou acessar através da sua conta Google ou Facebook. Em seguida, é necessário apertar no botão "jogar" e escolher o nível da partida. Cada nível é composto por 10 perguntas de múltipla escolha. Para cada resposta certa, o jogador recebe cinco pontos e para cada errada perde dois. De acordo com a pontuação, poderá ganhar moedas que melhoram a colocação no ranking geral. 

Os participantes também poderão duelar simultaneamente, de forma online, na opção "Batalha Quiz". Para jogar desta forma, não é permitida a entrada anônima, é preciso que os dois estejam conectados em suas contas. Ao final da partida é possível ver o ranking de pontuação e saber quem foi o melhor.

Todas as atividades do Projeto objetivam agregar com informações de segurança acerca da atividade para que acidentes ou desligamentos não mais ocorram. " Queremos que as pessoas entendam o melhor lugar para que a brincadeira ocorra com segurança e respeito por todos.  Não queremos parar a brincadeira, mas informar para que seja realizada, sempre, em local apropriado", afirma Alex Fernandes, executivo de Segurança da Equatorial Pará.

Perigo e prejuízos

Empinar pipas próximo à rede elétrica pode causar graves acidentes. Além do risco de choque, a brincadeira em local inapropriado pode oferecer consequências graves.

Estima-se que só nos primeiros meses deste ano, o Pará registrou mais de três mil casos de falta de energia motivados por pipas em contato com a rede elétrica. Esses registros representam grandes prejuízos para a sociedade, pois atingem várias localidades, milhares de residências, escolas e até hospitais.

"Ressaltamos que o nosso objetivo é informar e, com isso, conscientizar a população que empina pipa sobre os locais apropriados para isso", conclui Alex.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA
Atualizado às 10h34 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 35°

32° Sensação
11 km/h Vento
79% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Segunda (17/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio